16/10/2020 às 09:54 – Do Diario de Pernambuco

Assim como o Recife, Jaboatão dos Guararapes, segunda maior cidade do Estado, terá 11 candidatos disputando as eleições para prefeito neste ano. O atual prefeito do município, Anderson Ferreira (PL) tentará a reeleição e conta com o apoio do maior número de partidos (são 14 na coligação). 

Aliado do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido), Anderson conseguiu reunir ao seu redor algumas das principais siglas da direita, como PSL, PSC, DEM e PSDB. Ex-deputado federal e ligado à Igreja, vem de uma família de políticos, com irmão, pai e cunhado também exercendo mandatos no estado. 

Além de Anderson Ferreira, a eleição reúne outros nomes conhecidos na cidade. O vereador Daniel Alves (MDB) tem a segunda maior base aliada e o apoio dos ex-prefeitos de Jaboatão Elias Gomes e Fernando Rodovalho. O delegado Eduardo Porto (PTC) e Adelson Veras (PRTB) são outros velhos conhecidos do eleitor jaboatonense. Eduardo disputou a primeira eleição no município em 2000, para vereador, enquanto Adelson esteve no pleito pela primeira vez em 2004.

Jaboatão terá também uma candidatura do Partido da Mulher Brasileira. Entretanto, o nome escolhido para encabeçar a chapa é o de Joaquim Barreto. Apenas uma mulher, Maíra Vilar (PDT), disputará o cargo de prefeita, na coligação composta por PDT e Rede. 

Curiosamente, apesar dos onze candidatos na disputa, apenas dois deles de fato nasceram no município: Belarmino Silva (Avante) e Joaquim Barreto (PMB). O atual prefeito, Anderson Ferreira (PL), é recifense e Maíra Vilar é paraibana. 

Confira abaixo os candidatos que disputam o cargo de prefeito em Jaboatão:

– Adelson Veras (PRTB)
– Anderson Ferreira (PL);
– Arnaldo Delmondes (PC DO B);
– Belarmino Silva (AVANTE); 
– Daniel Alves (MDB);
– Delegado Eduardo Porto (PTC);
– Joaquim Barreto (PMB);
– Maíra Vilar (PDT);
– Pastor Severino (DC);
– Serginaldo Santos (UP);
– Ubiracy Olímpio (PCO)