06/10/2020 às 09:50 – Por Dra. Vanessa Leal / Médica Mastologista

O outubro rosa é uma campanha mundial. O objetivo maior é sinalizar a importância do diagnóstico precoce e o tratamento adequado para o câncer de mama. Uma vez que no mês de outubro se tem uma ênfase sobre essa causa, tenta-se aumentar as possibilidades da realização de exames que venham somar no diagnóstico precoce da doença. Pois, nem sempre torna-se acessível para todos os pacientes a realização dos exames, nem ao especialista.

Lembrando que: O câncer de mama é o tumor que mais acomete mulheres no mundo inteiro.

A mamografia é indispensável no diagnóstico precoce. É um exame tipo raio x, onde realiza uma compressão na mama, assim, gerando imagens de alta qualidade, capazes de revelar sinais precoces do câncer de mama. Que são nódulos e muitas vezes microcalcificações agrupadas, quando esse câncer ainda não chegou no estado de nódulo.

Não há como prevenir câncer de mama de modo absoluto. A gente consegue diminuir os fatores de riscos. Quais são? Relação com a idade. O câncer de mama é maior, quanto maior a idade. O risco aumenta a partir dos 40 anos, mas, é muito maior acima dos 50 anos. Fatores endócrinos, que estão relacionados com alterações hormonais, fatores genéticos e hereditários.

O exame de toque ajuda no processo de conhecimento da mama. Mas há uma alerta da sociedade brasileira de mastologia. O exame de toque não substitui a consulta com o especialista e nem os exames de rotina. Pois, ele não é capaz de descobrir tumores até 1 centímetro, que é quando o tumor é mais facilmente tratável e curável!

Então, reforço a importância da consulta médica regular. Lembrem-se que não há como prevenir o aparecimento do câncer de mama. O que podemos fazer é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for o diagnóstico, maior a chance de cura!

Dra. Vanessa Leal / Médica Mastologista
CRM 16916/PE | RQE 4783
@dra.vanessaleal

Este espaço tem como titular o Dr. Elexsandro Araújo. A página é compartilhada com os colegas que assim como ele, atuam na área da Saúde.

enp

Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Especialista em Saúde do Idoso, Diretor Clínico da EA Terapias Integradas HOME, Professor, Palestrante, Escritor, Colunista e Cantor.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo