25/09/2020 às 10:50 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros

Elexsandro Araújo: Satisfação enorme receber você para essa entrevista! Fernando, há quanto tempo reside em Portugal? Como se deu esse processo?

Fernando Leonel: Cheguei em Janeiro desse ano. Em 2018, começaram os planos. Por muito tempo me percebia insatisfeito com os rumos que o meu país estava tomando… Enxergava um povo dividido, separado por religiões, política, raça… E, claro, pela desigualdade social.  Esse movimento me adoecia. Gosto do movimento que nos une e nos aproxima.

Enquanto fisioterapeuta, foi bem acolhido? 

Muito bem acolhido. A fisioterapia no Brasil possuí uma escola de excelência, preciso fazer menção que ganhei muito respeito por chegar com toda documentação regularizada. Isso me rendeu credibilidade e um contrato efetivo, o que em tempos de pandemia e recém-chegado na Europa, é um privilégio. 

É possível ser fisioterapeuta em Portugal, tendo se formado no Brasil?

Sim, é o meu caso. E com paciência e organização podemos chegar muito bem.

“Por muito tempo me percebia insatisfeito com os rumos que o meu país estava tomando”

Existe algum preconceito por ser fisioterapeuta formado no Brasil e está atuando na Europa?

É possível encontrar preconceito de modo geral, no dia a dia. Na profissão, uma vez que você atua a população respeita muito o profissional. Dificilmente teremos dificuldades, inclusive o jeito brasileiro, mais simpático de ser, é muito elogiado.

Deixa uma mensagem de otimismo para os fisioterapeutas que pensam em morar, estudar em Portugal.

Mudar é inerente ao processo de melhora. Sempre acreditei que através da educação e o trabalho conseguiria alcançar objetivos maiores. Não apenas me mudei, bem como ingressei no Doutoramento na Universidade do Porto em busca de novos desafios e fazer valer a minha profissão e meus anos de dedicação à docência, pesquisa e estudo. Sigo aprendendo a contemplar a beleza de uma vida simples, sem medo de andar na rua, sem trânsito e mais em paz. Se este é um desejo real e duradouro incentivo bastante, pois vale a pena.

Fernando, muito obrigado por sua brilhante participação!

Instagram
@fernandoleonel.fisio

enp


Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Especialista em Saúde do Idoso, Diretor Clínico da EA Terapias Integradas HOME, Professor, Palestrante, Escritor, Colunista e Cantor.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo