18/09/2020 às 09:31 – Da assessoria para o Blog do Andros

Um dos idealizadores do Fórum, o professor Lipão, explica que o dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 19 de setembro de 2020 mais de 180 países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza! A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para um problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Os vários coletivos que compõem o Fórum ambientalista de Pernambuco, estarão em ação nesse dia. Entre no Instagram do @forumambientalistape e participe das ações em sua cidade.

Para o consultor André Cardim, participante do fórum, e responsável pela @criaverde.organica a compostagem (conjunto de técnicas aplicadas para estimular a decomposição de materiais orgânicos) é uma das soluções para ajudar o meio ambiente. “Aproximadamente 50% dos resíduos sólidos destinados para os aterros sanitários e lixões são de orgânicos. Temos que cobrar pátios de compostagem descentralizados em nossos municípios. Estamos pagando para enterrar dinheiro, que poderia ser revertido em políticas públicas na área ambiental”, externou Cardim.

Já o administrador de empresas, Rômulo Felix, líder do coletivo Jaboatão Pode Mais, afirma que “a população precisa de informações e exemplos práticos, para que ocorra o engajamento de forma exponencial, essa é a missão do Fórum. Estamos nesse combate à décadas, e entendemos que contar com a ajuda e o reconhecimento da sociedade, vai otimizar esses resultados”.

Olinda, Paulista, Ipojuca, Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e outros municípios terão candidatos a vereadores nesse próximo pleito com o selo do Fórum Ambientalista de Pernambuco.

Créditos das fotos

@fotosentir.ambiental
@brunamaldonado