14/09/2020 às 14:15 – Da assessoria para o Blog do Andros

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes retoma, a partir desta segunda-feira (14), os agendamentos para atendimentos no mamógrafo móvel. O serviço havia sido suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus e foi retomado agora, após a adoção de um protocolo que adota rígidas medidas de segurança a fim de evitar a possibilidade de propagação do vírus. Entre os novos padrões, estão a obrigatoriedade do uso de máscara (tanto pela paciente quanto pela equipe técnica), disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos e distanciamento de 1,5m entre as cadeiras.

A unidade móvel irá percorrer as sete regionais do município ao longo do mês e tem capacidade para 60 atendimentos diários, nos turnos da manhã e tarde, voltados a mulheres a partir dos 50 anos. O atendimento é feito das 8h às 14h e o agendamento pode ser realizado na unidade de saúde mais próxima à residência da usuária.

A secretária municipal de Saúde, Zelma Pessôa, ressalta a descentralização da oferta gratuita do exame de mamografia como papel fundamental do poder público na universalização da saúde. “O exame de mamografia é um serviço oferecido regularmente pela nossa rede municipal, mas com o mamógrafo móvel, conseguimos aumentar essa oferta, o que é algo muito valioso, dada a sua importância na prevenção do câncer de mama. O equipamento irá cobrir todas as áreas da cidade, seguindo todas as normas de segurança tanto para o paciente quanto para a equipe técnica”, explicou a gestora.