“Não cheguei a tomar banho nesta praia, mas notei que tem lixo e não tem lixeiras. Tomei uma água e tive de ir, do outro lado da rua, descartar a garrafa em um contêiner”, comentou o turista Hélio Katz

24/08/2020 às 12:08 – Por Sidha Moitinho / Colunista Blog do Andros

helio
Hélio Katz, paulista, simpaticamente, nos deu sua opinião, extremamente relevante, como turista. Foto: Sidha Moitinho

Domingo 23, ‘O Movimento Jaboatão Pode Mais’, que tem Rômulo Félix como presidente, fez uma ação para retirar o lixo da praia de Candeias, estive lá, conversando com algumas pessoas, para saber do impacto causado nelas diante da ação. Debaixo do sol escaldante, os voluntários do ‘Movimento Jaboatão Pode Mais’ se destacavam com sua cor e seu amor ao meio ambiente.

As pessoas com quem conversei aplaudiram e apoiaram a ação do Movimento, ressaltando o valor do exemplo. Disseram que a praia está sempre suja, que em Boa Viagem tem um sistema de limpeza mais eficiente. Sugeriram melhorias no sistema de limpeza, usado pela prefeitura de Jaboatão, como instalação de lixeiras ao longo da orla.

podemais
Debaixo do sol escaldante, os voluntários do ‘Movimento Jaboatão Pode Mais’ se destacavam com sua cor e seu amor ao meio ambiente. Foto: Divulgação

Opiniões em destaque:

O casal Josiane Alves e Ronaldo Alves… Deram as seguintes declarações: “Estava justamente conversando com minha esposa, sobre a importância dessas ações para deixarmos a praia mais limpa. Como o exemplo é importante, nós esquecemos nossa sacolinha, mas já pedi para um amigo trazer”. Josiane por sua vez disse: “Nunca, chegamos aqui para encontrar a praia limpa, essa foi a primeira vez, fiquei surpresa. Uma ação Louvável”.

Dinarte Martins…. Deixou sua gentil fala: “Quando uma pessoa começa a dar exemplo, outras pessoas são influenciadas a, também, participarem e, sem dúvida, notei a presença dos voluntários do ‘Movimento Jaboatão Pode Mais’. Esse tipo de ação é muito válida e importante para conscientização das pessoas”.

Edilson Gerino… O flanelinha com presença constante na praia deu sua importante narrativa: “Os garis da prefeitura, passam para fazer a limpeza, mas não fazem bem feito, deixam sempre lixo para trás, as pessoas do ‘Movimento Jaboatão Pode Mais’, estão fazendo bem feito, muito melhor do que eles”.

linha
“Os garis da prefeitura, passam para fazer a limpeza, mas não fazem bem feito”, destaca Gerino.

Hélio Katz… Paulista, simpaticamente, nos deu sua opinião, extremamente relevante, como turista: “A praia é linda, muito gostosa, voltaria novamente a Jaboatão. Aqui na cidade, conheci uma casa de forró muito boa, fiz outros passeios. Não cheguei a tomar banho nesta praia, mas notei que tem lixo e não tem lixeiras. Tomei uma água e tive de ir, do outro lado da rua, descartar a garrafa em um contêiner. Tem excremento de cachorro nas calçadas. Não é o pior lugar do mundo, têm lugares muito piores, mas pode ficar melhor. A ação do movimento é importante, mas se houver mais cuidado, não vão precisar fazer”.

sidhanovap

Sidha Moitinho é uma baiana que cresceu em Brasília, apaixonada por Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes há mais de 18 anos, cidade que ama e pela qual luta.

É comunicadora social, bacharel em teologia, pastora, cineasta, coordenadora literária e escritora. Sidha ama escrever para crianças, atualmente vem promovendo seu conto infantil ‘Paulinho e o Vento’.

Contato: sidha.moitinho@gmail.com
www.mulherpapoecafe.com
@sidha_moitinho