20/08/2020 às 12:09 – Da assessoria para o Blog do Andros 

tarta
Foto: Chico Bezerra/PJG

Noventa e seis filhotes de tartaruga-marinha-olivacea nasceram, na tarde da quarta-feira (19), nas areias da praia de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. O ninho estava sendo monitorado pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semag), que isolou a área para evitar que pessoas interferissem no trajeto dos filhotes até o mar.

Chefe do Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres da Semag, Adriano Artoni disse que, de janeiro a agosto deste ano, 2.391 filhotes de tartaruga-marinha conseguiram realizar o percurso da faixa de areia – onde os ovos são depositados – até o oceano. Essa ação normalmente é acompanhada de perto por alunos das redes pública e particular de ensino do município, bem como por biólogos e ambientalistas convidados pela prefeitura para registrar e estudar o momento, mas essas atividades precisaram ser suspensas por conta da pandemia do novo coronavírus.

Artoni lembra ainda que foram instaladas diversas placas móveis nas praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada, indicando a localização dos ninhos e o número de telefone da Ouvidoria (‪0800 081 8899‬). “Nosso trabalho de monitoramento é feito 24 horas por dia, sete dias na semana. Mas é imprescindível reforçar que matar, perseguir ou capturar tartarugas-marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa”, pontuou.