07/08/2020 às 10:49 – Por Dr. Paulo Koury/Fisioterapeuta

fisio-fisio
Na década de 50, uma francesa chamada Françoise Mézières consolidou, através de uma nova terapia revolucionaria uma forma de trabalhar o nosso corpo. Nesta época surgia então o método antiginástica. Esta inovação terapêutica trouxe uma observação: cada vez que se tentava tornar menos acentuada a curva de um segmento da coluna vertebral, ela se deslocava para outro segmento. Após a concretização da francesa, um aluno se destacava, Philippe Emamanuel Souchard, onde o mesmo ensinou o Método Mézières durante 10 anos de sua vida, ao sul da frança, associando seu profundo conhecimento de anatomia humana, biomecânica, osteopatia e cinesiologia, ele se permitiu formar um outro método muito conhecido nos tempos atuais, a RPG – Restauração Postural Global.

Para entender um pouco, a fisioterapia convencional utiliza-se do alongamento estático, que tem a ideia de alongar um único músculo ou um grupo de músculos, estabilizando até um ponto tolerável  durante 20 a 30 segundos. Já a RPG, se baseia no alongamento global de músculos antigravitários e organizados em cadeias musculares alongadas simultaneamente por média de 20 a 30 minutos. Nos dois casos não se permite compensações das articulações, onde muitos profissionais de fisioterapia em todo o mundo utiliza-se do método da RPG com resultados magníficos, por mais que não se tenha tanta comprovação e literatura publicada.

“A fisioterapia convencional utiliza-se do alongamento estático, que tem a ideia de alongar um único músculo ou um grupo de músculos”

A RPG se baseia em três princípios de tratamento, a individualidade que cada ser humano é único e reage de maneiras diferente, a causalidade onde diz que a verdadeira causa do problema pode estar relacionado a outro sintoma totalmente diferente conhecido como – Causa/Consequência – e a globalidade que todo profissional tem que tratar o corpo como um todo, sempre em busca de identificar as responsabilidades de retrações musculares em diversas patologias musculoesqueléticas.

A RPG é indicada para dores da coluna como um todo, tais como Hérnia discais, Ciáticas; Bursites e Tendinites de ombro; Contraturas e Distensões Musculares; Doenças Reumáticas, tais como Fibromialgia, Artrites e Artroses; indicada também para Cefaleia Tensional, além de outras patologias ou Disfunções relacionadas a Dores, Desconfortos, Limitações de movimento e Redução na Qualidade de Vida.

O protocolo de tratamento é direcionado de acordo com a necessidade do paciente, sempre levando em consideração uma avaliação prévia feita pelo profissional de fisioterapia em seu consultório. Além do diagnóstico médico específico, a consulta deve ser realizada com cuidado pelo fisioterapeuta associado também a um exame postural exaustivo. As sessões da RPG, tem cerca de 1 hora de duração, sempre associando autoposturas e manipulações diversas para obter um resultado satisfatório em benefícios do paciente.

Dr. Paulo Koury/Fisioterapeuta
Instagram: @paulokouryfisio

Este espaço tem como titular o Dr. Elexsandro Araújo. A página é compartilhada com os colegas que assim como ele, atuam na área da Saúde.

enp
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Especialista em Saúde do Idoso, Diretor Clínico da EA Terapias Integradas HOME, Professor, Palestrante, Escritor, Colunista e Cantor.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo