Por que a saúde do idoso merece atenção especial em tempos de inverno?

29/07/2020 às 11:55 – Por Dr. Kaio Galindo/Médico Geriatra

kaio
Considerada por muitos a estação mais charmosa do ano, o inverno traz consigo alterações climáticas que podem interferir diretamente na saúde das pessoas. Entre estas, não é novidade que a população idosa é sempre a mais vulnerável a essas mudanças. Temperaturas mais baixas, tempo mais chuvoso, confinamento maior… Tudo isso influencia no agravo de algumas doenças e no aparecimento de novas delas. Para isso, listei aqui algumas dicas para manter e melhorar a saúde do Idoso nesses meses mais frios.

#1
AGASALHE-SE BEM
Evite sair de casa sem aquele velho e bom casaco, mesmo que naquele instante não esteja tão frio. Seu corpo notará a diferença de temperatura entre dentro e fora de casa. Evite hipotermias!

#2
PREFIRA BEBIDAS MORNAS
As bebidas mornas ajudam a aquecer seu corpo. Mas cuidado: elas não devem estar quentes ao ponto de você se queimar; estarem mornas são o suficiente. Além do mais, pessoas com doença do refluxo podem exacerbar os sintomas ao ingerir bebidas quentes.

#3
HIDRATE-SE BEM
É normal sentirmos menos sede em tempos frios. Isso acontece, entre outros motivos, porque excretamos menos água através da transpiração; além disso, costumamos usar a água para nos refrescar, o que não é um ímpeto tão intenso em dias frios.

#4
EVITE BANHOS MUITO QUENTES
Banhar-se com água muito quente, principalmente mais de uma vez ao dia, pode deixar sua pele ressecada.

#5
CUIDADO COM AS QUEDAS
A chuva acaba deixando o piso mais escorregadio, um verdadeiro campo minado para o idoso. Além disso, costumamos urinar mais, principalmente à noite, quando as temperaturas estão mais baixas. Ao levantar, busque usar calçados seguros, ilumine o ambiente e não deixe obstáculos pelo trajeto.

#6
CUIDE DA SUA PELE
O idoso costuma ter a pele mais ressecada, não é? E isso piora em tempos frios! Para evitar isso, use hidratante tópico pelo menos duas vezes ao dia.

#7
MOVIMENTE-SE
Tudo bem querer ficar deitado, coberto, assistindo a um bom filme. Mas isso não pode tomar todo o seu tempo! É preciso se movimentar, mesmo que seja somente pela casa. Ato simples que vai evitar sérios danos, como distúrbios de humor, depressão, dores articulares e alguns problemas de circulação.

#8
EXERCITE-SE
Tomando todos os cuidados para evitar lesões e sob a supervisão de um profissional competente, é importante que os exercícios físicos continuem sendo realizados. Há diversas formas de fazê-los dentro de casa, inclusive utilizando objetos do cotidiano, como cabos de vassoura, toalhas e colchonetes.

#9
MANTENHA SUA VACINAÇÃO EM DIA
Você já deve ter notado que as infecções respiratórias aumentam nos meses de inverno. Então, não perca tempo e se vacine contra algumas dessas patologias, como a Gripe e a Pneumonia.

#10
EVITE LUGARES ABAFADOS
Lugares com aglomerações e sem a devida renovação de ar representam um perigo, visto que facilitam a disseminação de diversos patógenos, como os vírus transmitidos pelas vias aéreas superiores. Sempre que puder, abra portas e janelas para arejar bem o ambiente.

#11
APROVEITE OS DIAS DE SOL
Uma cadeira, um quintal (ou varanda) e um lugar ao sol. Combinação perfeita para estimular a produção da vitamina D, não é verdade?! Além do mais, aproveite para caminhar e brincar com os netos. Como diria um bom nordestino: tire o mofo.

#12
ESTIMULE O CONTATO SOCIAL
Quem disse que para estar junto precisa estar perto? O distanciamento social se intensifica com o inverno, quando as pessoas saem menos de casa e recebem menos visita. Para diminuir a sensação de isolamento, faça mais ligações e chamadas de vídeo.

Obrigado pela leitura e bom inverno a todos!

Este espaço tem como titular o Dr. Elexsandro Araújo. A página é compartilhada com os colegas que assim como ele, atuam na área da Saúde.

Dr. Kaio Galindo/Médico Geriatra
@drkaiogalindo

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Especialista em Saúde do Idoso, Diretor Clínico da EA Terapias Integradas HOME, Professor, Palestrante, Escritor, Colunista e Cantor.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo