Municípios de várias regiões do estado chegam a essa fase nesta segunda-feira (20). Restaurantes devem ficar fechados das 20h às 6h

20/07/2020 às 11:38 – Do G1PE 

edw-0463-750x450
Foto: Ed Machado da Folha de Pernambuco

Pernambuco entra na sexta fase do Plano de Convivência com a Covid-19 nesta segunda-feira (20), com a reabertura de academias de ginástica e o atendimento presencial em serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes e cafeterias. Esses estabelecimentos deverão obedecer a uma série de regras para evitar a contaminação dos clientes e funcionários pelo novo coronavírus. No domingo (19), sem torcida, times de futebol voltaram a jogar.

Atualmente, há municípios do estado avançando para a sexta fase do plano e outros, no interior, ainda na quarta etapa do protocolo estadual. A reabertura dos serviços de alimentação e das academias ocorre com novos protocolos, de forma gradual. Os restaurantes e similares, por exemplo, só poderão funcionar com 50% da capacidade e deverão fechar no período das 20h às 6h.

Foi liberada, ainda, a realização, sem público, de jogos de futebol em todo o estado. Em acordo firmado com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF), ficou definido que as duas partidas finais do Campeonato Estadual serão realizadas na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, no Grande Recife.

O governo do estado informou que a avaliação para o avanço das fases nos municípios é feita pelo Gabinete de Enfrentamento à Covid-19, de forma contínua, e leva em consideração indicadores de saúde, como o número de casos registrados, de óbitos, pressão sobre a rede hospitalar, entre outros fatores.