Na cidade de Olinda, a ação segue até esta sexta-feira, tendo como público prioritário crianças de até seis anos incompletos

16/07/2020 às 22:53 – Da Folha de Pernambuco

edit-mcmgo-abr20180818-1360
Foto: Marcelo Camargo/Agencia Brasil

A vacinação contra a gripe continua em alguns municípios do Estado. Em Olinda, a imunização segue em regime especial, para as crianças de seis meses até seis anos incompletos, em esquema de drive-thru até a próxima sexta-feira (17). O município de Jaboatão dos Guararapes, que ainda não conseguiu alcançar a meta, estendeu o calendário e continua a distribuição da vacina com priorização para as crianças. Já as cidaes do Recife e de Camaragibe mantêm as vacinações de alguns grupos, como o de crianças que ainda não se vacinaram.

Olinda

Na cidade de Olinda, foram montadas duas estruturas para a vacinação, que ficam até a sexta-feira (17) e tem como público prioritário crianças de até seis anos incompletos. Uma das estruturas funciona nas proximidades do Fortim do Queijo e atende a população no horário da manhã, das 8h às 13h. No período da tarde, a vacinação é realizada na orla de Bairro Novo, das 14h às 17h, nas proximidades do antigo da Praça do Antigo Quartel do Exército.

Para a vacinação, é necessária apenas a caderneta de vacina da crriança.  A dose da imunização está disponível nas 50 salas de vacinação espalhadas pelo município.

O município já conseguiu vacinar 50% das crianças, ao total 85% da população de Olinda já foi vacinada. A meta nessa nova campanha, que se encerra na sexta-feira (17),  é distribuir mais de 28 mil doses do imunizante contra a gripe. “Idosos, gestantes, adultos de 55 até 59 anos, puérperas também são considerados grupos prioritários da vacinação contra a gripe para o Ministério da Saúde e também podem estar recebendo a dose nessa campanha”, disse a coordenadora do Programa Nacional de Imunização de Olinda, a enfermeira Roberta Alcântara.

Recife

No Recife, ainda estão disponíveis 130 mil doses do imunizante. Apenas 38,84% das crianças foram imunizadas, o percentual de cobertura vacinal mais baixo é o de adultos de 55 a 59 anos, que chega até quase 35%. A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe que seria finalizada no final do mês de junho continua sendo feita nas 130 unidades de saúde do município, que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Até agora só 508 mil pessoas foram vacinadas. “A imunização é considerada um serviço essencial e, portanto, as pessoas devem ir à até a unidade de saúde para receber a vacina. Mas na ida ao posto, é sempre importante lembrar de usar máscara e higienizar as mãos”, reforça em comunicado oficial à imprensa a diretora de Atenção Básica à Saúde do Recife, Ana Sofia Costa.

A vacina não protege contra o novo coronavírus, mas sim contra os três tipos de vírus Influenza que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A H1N1, Influenza B e Influenza A H3N2.

Jaboatão dos Guararapes

Com uma baixa de quase 20% na meta de imunização de crianças de 5 meses até 6 anos incompletos, a vacinação contra a gripe em Jaboatão continua sendo ofertada para as crianças e também para os outros públicos que perderam a data de campanha correspondente. No município, estão abertas 102 salas de vacinação.

Em relação ao grups das crianças com menos de 6 anos, ainda faltam cerca de 15 mil a serem imunizadas. O município dispõe ainda de 20 mil doses da vacina. Segundo os dados da pasta de saúde, já foram distribuídas mais de 160 mil doses do imunizante.

Camaragibe

No município de Camaragibe, a vacinação em todos os públicos prioritários chegou a 91,70% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em relação às crianças, a cobertura vacinal foi de 52,85%.

“Continuamos a busca ao público das crianças, que não foram aos postos de saúde. A partir de ações volantes, vamos em áreas descobertas pelo Programa Saúde da Família”, disse a coordenadora da Central de Imunização de Camaragibe, Maria José Neves.

As 44 unidades de saúde do município estão abertas para receberem as crianças e também pessoas de outros grupos que não se vacinaram. As unidades funcionam todos os dias, de segunda a sexta-feira, e estão abertas para as vacinações de 8h às 16h.