Realizada pelo Instituto iungo, a atividade é gratuita e será comandada por António Nóvoa

22/06/2020 às 11:39 – Por Tacyana Viard para o Blog do Andros 

g
Divulgação

Muitas são as discussões sobre a educação no Brasil que se intensificaram no cenário atual. Questões como desigualdade social e acesso à internet estão no centro dos debates. Para entender o papel do educador nesta nova realidade que nos é apresentada, o Instituto iungo, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, realiza, na terça-feira (23/6), a partir das 14h, uma webconferência com a temática “Formação de Professores em tempo de pandemia”.

Quem comandará o encontro, do qual os educadores poderão participar no canal do iungo no YouTube, é António Nóvoa, professor doutor da Universidade de Lisboa e embaixador de Portugal para Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para ele, uma das consequências da pandemia do novo coronavírus será uma aceleração da história, com isso, o modelo de escola que conhecemos passará por uma metamorfose.

Diante disso, a formação continuada dos educadores se torna ainda mais importante. “A transição digital, por meio dos mais diversos dispositivos, irá acontecer de forma mais rápida e teremos uma mudança da escola. Será preciso criar ambientes de sala de aula e devemos nos reinventar enquanto educadores no pós-crise. Não há futuro para essa sociedade sem que os professores saibam estar no momento certo nesse lugar de coragem chamado agora. Precisamos discutir e compartilhar uns com os outros e reconstruir nossas aprendizagens”, disse o professor.