08/06/2020 às 10:54 – Por Dr. Henrique Cabrini/Cirurgião Bucomaxilofacial

dr
Henrique Cabrini/Divulgação

Dor próximo ao ouvido, dores de cabeça, dificuldades ao abrir e fechar a boca ou barulhos como estalidos e crepitações durante abertura bucal e zumbido? Se você tem algum ou todos estes sintomas, você pode sofrer de DTM (Disfunção temporomandibular).

A DTM não é conhecida por uma grande parte da população, entretanto estima-se que cerca de 30% da população sofra com este distúrbio. Muitos destes pacientes são encaminhados para áreas da otorrinolaringologia e neurologia de maneira equivocada, justamente pelo desconhecimento dessas alterações.

Assim como em outros membros do nosso corpo, temos uma articulação no rosto que fica próximo ao ouvido, a ATM (articulação temporomandibular) e esta é responsável pela abertura e fechamento bucal. Devido à sobrecargas (como apertamento dentário, bruxismo e traumas diretos na região da articulação) podem desencadear processos inflamatórios tanto dos músculos da mastigação quanto da articulação propriamente dita.

Continua depois da publicidade 

anuncio-sandro
Publicidade 

Pessoas muito ansiosas, do sexo feminino a partir da 3º década de vida tendem a ter uma maior incidência destes problemas articulares. A saúde da ATM é fundamental para uma qualidade de vida, pois pacientes que sofrem desta doença, apresentam uma piora no convívio social, dificuldades alimentares e constantes dores que limitam suas atividades. O exame físico é fundamental para o diagnóstico correto e é necessário solicitar exames complementares como ressonância magnética para avaliar as estruturas da articulação.

De acordo com o diagnóstico, o tratamento pode ser clínico/conservador ou cirúrgico. E hoje em dia temos uma grande inovação no tratamento das DTM’s, para os pacientes que são indicados tratamento cirúrgico, é feito uma cirurgia minimamente invasiva por vídeo em ambiente hospitalar. O paciente recebe alta no mesmo dia, a recuperação é muito mais rápida e o paciente é inserido novamente em suas atividades de maneira mais eficaz, ficando pouco tempo afastado de suas atividades trabalhistas. É importante salientar que este procedimento é coberto pelo plano médico de saúde.

No período pós-operatório a fisioterapia é indispensável, pois, como estamos falando de uma articulação existe a necessidade de devolver o equilíbrio funcional a ela. Se você apresenta algum destes sintomas, procure um Cirurgião Bucomaxilofacial para avaliação e dar início ao seu tratamento.

Dr. Henrique Cabrini/CRO-SP 116.901 – E-mail: hcm.cirurgia@gmail.com @dr.henriquecabrini

Este espaço tem como titular o Dr. Elexsandro Araújo. A página é compartilhada com os colegas que assim como ele, atuam na área da Saúde.

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Gerontólogo, Mestrando em Gerontologia, Diretor da Terapias Integradas Home, Professor, Palestrante, Escritor e Colunista.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo