Equipes do Governo do Estado com as prefeituras municipais distribuem máscaras, reforçam a necessidade de isolamento e fazem ação de sanitização do espaço público

29/05/2020 às 20:19 – Por Celso Calheiros para o Blog do Andros

Jaboatao-Centro-Pca-do-Rosario-4
Nesta sexta-feira (29), foi feita ação em Jaboatão Centro. Foto: Divulgação

Neste sábado (dia 30), haverá novas Ações Integradas de Quarentena. O evento une equipes da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas com técnicos das prefeituras dos municípios, além de voluntários da Central Única das Favelas (Cufa) em Pernambuco. A partir das 8h, as ações ocorrem em Peixinhos, Olinda, e em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes.

As Ações Integradas de Quarentena ocorrem desde o início da quarentena no Estado. São eventos para reforçar a necessidade de autocuidado e prevenção. No campo do cuidado, as ações distribuem máscaras de pano, fazem aferição da temperatura e mantêm pia com sabão e toalha de papel, para todos lavarem as mãos. Estas ações são acompanhadas de panfletos e da passagem de um carro de som.

No campo da prevenção, a Ação de Quarentena conta equipe com pouco mais de dez profissionais fazem a sanitização do ambiente público, com equipamentos apropriados. O evento também procura a redução dos impactos sociais da pandemia, com a distribuição de kits de higiene pessoal e limpeza para as comunidades próximas. Amanhã, a comunidade em torno do Nascedouro de Peixinhos e Favelinha da Coca receberão os kits.

Desde que a quarentena foi decretada, foram realizadas 20 ações nos municípios de Jaboatão dos Guararapes, Olinda, São Lourenço da Mata e Camaragibe. Neste sábado (dia 30) e domingo (31), ocorrem Ações Integradas de Quarentena. Já foram distribuídas 34.190 máscaras de pano, 5.610 kits de higiene e limpeza e vaporizados 32.100 litros de produto sanitizante.

Nesta sexta-feira (dia 29), foi feita ação em Jaboatão Centro e iniciada na Feira de Rio Doce. Nos dois locais, duas equipes de sanitizadores usaram 4 mil litros de produtos. Foram distribuídas 2.310 máscaras de pano e realizados 1.270 procedimentos de saúde, como a aferição de temperatura. As chuvas persistentes alagaram parte da área em Rio Doce e o trabalho foi suspenso antes do horário previsto.

Serviço:

Ação Integrada de Quarentena em Jaboatão dos Guararapes

Mercado das Mangueiras, Prazeres, a partir das 8h (Comunidade Favelinha da Coca)

Ação Integrada de Quarentena em Olinda

Av. Presidente Kenned, Peixinhos (Perímetro da antiga feira livre)