Festival gastronômico Restaurante Week vai oferecer uma marmita para pessoas em vulnerabilidade social a cada pedido de menu RW feito até 14 de junho

27/05/2020 às 19:17 – Por Celso Calheiros para o Blog do Andros

ponto
Ponto de Cuidado. Uma ação do Pernambuco Solidário durante a pandemia Covid-19. Foto: Divulgação

O apoio à pessoas em situação de vulnerabilidade social está no cardápio dos estabelecimentos que participam do Brasil Restaurant Week. O evento é uma promoção que acontece até 14 de junho e irá promover a ação Delivery Solidário. Os clientes que adquirirem o menu RW (com entrada, prato principal e sobremesa) contribuirão com a doação de uma refeição para pessoas em vulnerabilidade, em parceria com o Pernambuco Solidário contra o Coronavírus. Ao escolher o restaurante e o menu desejado, automaticamente contribui com duas causas: incentivo ao negócio local e o apoio para as pessoas em situação de rua. Em Pernambuco, além do Grande Recife, a cidade de Garanhuns participa da promoção. O menu terá valores fixos de R$ 49,90 ou R$ 54,90 (com entrada, prato principal, sobremesa) e a refeição solidária, que os restaurantes participantes distribuirão.

A parceria do Restaurant Week, em Pernambuco, está vinculada ao Pernambuco Solidário contra o Coronavírus, que mantém os Pontos de Cuidado no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Os Pontos de Cuidado são estruturas com lavatórios, banheiro e chuveiros para que a população em situação de rua possa usar. Eles recebem cuidados, orientações relacionadas à saúde, kit de higiene pessoal (com sabão líquido, xampu, pente, escova de dente, creme dental e toalha descartável) e um kit de alimentação (com duas opções de carboidratos, uma proteína, duas frutas, suco ou achocolatado e água mineral).

post

Os pedidos podem ser feitos diretamente com os restaurantes pelos contatos no site restaurantweek.com.br. Além da doar às pessoas em vulnerabilidade social, os clientes vão contribuir com os funcionários que fazem as entregas do restaurante. Outra opção disponível aos clientes é a retirada nos estabelecimentos.

Os Pontos de Cuidado representam uma das iniciativas implantadas pelo Governo de Pernambuco. Outras ações distribuem cestas básicas a comerciantes informais, kits de higiene pessoal e limpeza, máscaras de pano (adquiridas no polo têxtil do Estado) e informações para as comunidades pobres. A iniciativa do Restaurant Week segue uma máxima repetida pelo secretário Cloves Benevides: “As pessoas devem ficar em casa, mas a solidariedade deve tomar as ruas”.

Histórico –  Há 12 anos no Brasil, a Restaurant Week está presente em mais de 16 cidades e viu na ação solidária uma forma de fomentar negócios na cadeia de restaurantes. De acordo com o coordenador do RW em Pernambuco, Léo Barbosa, outro ponto importante é a questão social, que envolve restaurantes e consumidores em uma corrente de solidariedade. “Devemos nos unir nesse momento difícil enquanto sociedade e somar ajuda para as pessoas que mais estão sofrendo com esse período de isolamento. As doações das marmitas solidárias são importantes. Assim, ajudamos a população em situação de rua e colaboramos com as instituições que estão na frente desse trabalho”.

Veja a lista dos restaurantes participantes:

RECIFE

– Armazém Guimarães

– Buca Bistrô e Forneria

– Cantinho do Tony

– Castelus Restaurante

– Fabbrique Pastifício

– Go Sushi Bar

– Kisu

– Pisco Lounge Bar

– Pobre Juan

– Mooo Sandwich Bar

– Tapa de Cuadril

– Vesúvio (Zona norte e zona sul)

GARANHUNS

– Mercado 488

– O Relojoeiro