Por causa da pressa e da poluição, cada vez mais nossa respiração é superficial. Com isso, deixamos de usar a capacidade total do pulmão e de aproveitar o oxigênio que inspiramos

25/05/2020 às 11:07 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros

respire
Divulgação

A respiração tem relação íntima com nosso estado emocional. Ou seja, assim como o que sentimos reflete no nosso ritmo respiratório, podemos controlar inspiração e expiração para induzir a calma.

A respiração é muito importante na manutenção de um corpo equilibrado, porque tem um efeito imediato sobre o sistema nervoso. Um hábito respiratório disfuncional, como um curto e forçado, resulta em um corpo tenso e em níveis muito mais elevados de estresse.

O cérebro usa 20% do oxigênio que consumimos. Quando há uma escassez de oxigênio, o cérebro vai trabalhar mais devagar e, como o cérebro regula diversas outras funções no corpo, elas também serão afetadas.

Você sabia?

Uma postura ereta leva a uma respiração mais profunda, dando ao diafragma mais espaço para trabalhar. Seus pensamentos e sentimentos são afetados de forma positiva, e, ao mesmo tempo, fica mais fácil respirar pelo nariz.

Não pare de respirar!

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Gerontólogo, Mestrando em Gerontologia, Diretor da Terapias Integradas Home, Professor, Palestrante, Escritor e Colunista.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo