Em sua participação neste espaço, a Dra. Simone Liberal, fala sobre essa temática extremamente importante

20/05/2020 às 18:40 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros

simone
Dra. Simone Liberal/Cirurgiã Dentista. Foto: Divulgação

A saúde bucal na terceira idade é um fator indispensável para o envelhecimento saudável e uma boa qualidade de vida, mas sua importância não é devidamente reconhecida. A perda dos dentes ainda é vista como parte do envelhecimento natural e está mais associada à falta de prevenção, como cuidados com a higiene bucal.

A principal causa desta perda é a doença periodontal, provocada pela presença de bactérias na cavidade bucal que se transformam em tártaros (massa dura esbranquiçada que fica colada no dente) fazendo com que aconteça a perda da sustentação do dente no osso.

Outros motivos são as cáries na região da raiz do dente, entre estes e a prótese, infiltrações nas restaurações, assim como fraturas pela má distribuição de forças mastigatórias.

“A saúde bucal na terceira idade é um fator indispensável para o envelhecimento saudável e uma boa qualidade de vida”

É importante enfatizar que a falta de saúde bucal também pode repercutir na saúde geral, visto que a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato com o meio ambiente, sendo porta de entrada de bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde.

Outro aspecto é que a falta de higiene pode levar à enfermidades (ou agravá-las), principalmente doenças cardiovasculares e diabetes. Portanto, podemos mudar esta realidade trabalhando preventivamente para prolongarmos uma dentição saudável em idades mais avançadas.

Dentre as medidas preventivas pode se realizar orientações de limpeza diária dos dentes, das próteses, controle da dieta, confecção de próteses bem adaptadas que atendam com uma reabilitação da mastigação e da estética, importante para uma boa alimentação e fonética.

CRO 6845
@simoneliberal
______________________
Clínica Arte Sorriso
Contatos: 3053-7278/99998-0406
@artesorrisorecife

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Gerontólogo, Mestrando em Gerontologia, Diretor da Terapias Integradas Home, Professor, Palestrante, Escritor e Colunista.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo