O Enfermeiro Amaro dos Santos, traz a importância do papel da família nos cuidados diários com o idoso

19/05/2020 às 23:42 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros

amaro
Amaro dos Santos/Enfermeiro. Foto: Divulgação 

O processo de envelhecimento pode ser acompanhado pelo declínio das capacidades, tanto físicas como cognitivas da pessoa idosa, de acordo com as suas características de vida. Embora a maioria das pessoas idosas sejam portadores de, pelo menos, uma doença crônica, nem todas ficam limitadas por essas doenças, muitos levam a vida perfeitamente normal.

A capacidade funcional determina o quanto o indivíduo é capaz de realizar as atividades do dia a dia, seja com auxílio (dependente) ou sem nenhum auxílio (independente), sobre aqueles idosos que são totalmente dependentes, no caso de idosos acamados, fica imprescindível que, na prestação de cuidados aos idosos a família esteja devidamente orientada sobre a importância do estimulo a eles, o suporte familiar contribui de maneira significativa para a manutenção e a integridade física e psicológica do idoso.

“Embora a maioria das pessoas idosas sejam portadores de, pelo menos, uma doença crônica, nem todas ficam limitadas por essas doenças”

A família é um sistema dinâmico em interação dialógica que pretende ou deve pretender ajudar a pessoa a desenvolver uma presença efetiva, responsável e livre do mundo. A enfermagem desempenha um papel importante também dentro desse contexto, a prevenção entra como uma das medidas adotadas para os idosos, principalmente acamados, pois estão mais vulneráveis a desenvolver lesões por pressões (conhecida como escara).

Esses idosos acamados tem como diagnóstico de enfermagem, integridade da pele prejudicada, é nesse diagnóstico que procura realizar a intervenção de reposicionamento no leito de duas em duas horas, usando assim uma escala chamada de escala de Braden para pacientes com risco de lesões, manter a pele hidratada também torna uma das medidas fundamentais nesses cuidados, além dos cuidados com a higiene, alimentação, principalmente se esse idoso fizer uso de algum tipo de dispositivo para se alimentar como: SNE (sonda nasoenteral) ou GTT (gastrostomia), pois se não mantém decúbito correto, podem desenvolver até uma bronco aspiração.

A enfermagem é a arte de cuidar e é nesse cuidado que levam uma qualidade de vida boa para esses idosos que precisam de uma atenção melhor, realizando assim: diagnóstico de enfermagem, o planejamento, as intervenções e os bons resultados alcançados.

COREN: 543.867
E-mail: vida19@gmail.com
@marinhosantos_2017

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Gerontólogo, Mestrando em Gerontologia, Diretor da Terapias Integradas Home, Professor, Palestrante, Escritor e Colunista.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo