18/05/2020 às 20:09 – Por Celso Calheiros para o Blog do Andros

acao
Foram utilizados cerca 2.000 litros de produto para higienização. Foto: Divulgação

A Ação Integrada de Quarentena, em Olinda, levou para a população parte do esforço do Governo do Estado em manter todos protegidos e prevenidos contra os riscos causados pela pandemia. Foram utilizados cerca 2.000 litros de produto para higienização do espaço público, no comércio de Caixa D’Água, região do bairro de Beberibe.

O secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, liderou as equipes e participou da operação. “As ações integradas vão continuar e servem para reforçar a necessidade do autocuidado que todos devemos ter. O ato de se prevenir da pandemia é, antes de mais nada, uma ação de cuidado”, disse Cloves Benevides.

Equipe de 20 pessoas formada por servidores do Estado, da Prefeitura de Olinda e voluntários da Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE) distribuíram 1.480 máscaras de pano compradas pela Agência de Desenvolvimento AD Diper do polo têxtil do Agreste; foram feitos 650 testes de temperatura por equipamentos semelhantes a pistolas; além da instalação de um lavatório com água, sabão e toalha descartável à disposição de quem precisava.

Os voluntários da Cufa também entregaram 120 kits de higiene pessoal e limpeza, na Comunidade Quilombo. Os kits são compostos por desodorantes, sabonetes, shampoo que dispensa uso de água, escova de dente, creme dental e sabão em pó, fruto da doação da Unilever.

As Ações Integradas de Quarentena são eventos que começaram a partir do início de vigência do decreto 48.809. No sábado, foram realizadas ações nos centros comerciais de Camaragibe, no Centro, e em São Lourenço da Mata. Hoje, foi a vez de Beberibe, Olinda e, nesta terça-feira (dia 19), a ação será em Aldeia, Camaragibe.