17/05/2020 às 18:05 – Da assessoria para o Blog do Andros

whatsapp_image_2020_04_16_at_16_40_55-8064387
Foto: Chico Bezerra

O hospital de campanha montado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes começa a receber pacientes diagnosticados com o novo coronavírus (covid-19), a partir desta segunda-feira (18). A unidade de saúde denominada Centro de Triagem e Tratamento do Coronavírus (CTTC) tem capacidade para 131 leitos de retaguarda e com leitos de estabilização, e está equipado com respiradores, concentradores de oxigênio e equipamentos de ponta para garantir um atendimento humanizado. O CTTC está localizado na Estrada da Batalha, 1.200, em Prazeres, e tem equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, entre outros profissionais. O encaminhamento dos pacientes se dará através da Central de Regulação do município.

Neste domingo, o prefeito Anderson Ferreira fez a última vistoria na obra para que a unidade entre em funcionamento. “Desde o início da pandemia, realizamos várias ações no enfrentamento da Covid-19, entre as quais a estruturação da UPA municipal e leitos de UTI nos hospitais conveniados com a Prefeitura. Esse hospital de campanha vem somar com o que já disponibilizamos para garantir o melhor tratamento aos pacientes. Diferentemente de outros hospitais de campanha, o CTTC tem uma estrutura dividida por enfermarias, onde haverá menos pacientes próximos uns dos outros. Dessa forma poderá ser feito acompanhamento médico mais minucioso. Haverá também uma sala de videoconferência para que a família possa estar mais próxima do paciente. Tudo isso preparamos para que pacientes e familiares se sintam acolhidos e possam atravessar esse momento com segurança e no tempo mais curto possível”, explicou.

Pessoas que apresentarem algum sintoma relacionado ao vírus deverão procurar uma unidade de saúde do município para serem encaminhadas para triagem, através do sistema de regulação. Havendo constatação de que pode ser Covid-19, a internação será feita de imediato no próprio CTTC, onde serão realizados os cuidados iniciais.

Havendo necessidade de transferência do paciente para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), será feito encaminhamento aos hospitais conveniados ao município. O CTTC também acolherá pacientes que receberem alta da UTI, mas que ainda não podem voltar para casa.