A empresa é responsável pelos serviços de esgoto na Região Metropolitana do Recife (RMR)

15/05/2020 às 18:07 – Por Andros Silva

pra
Foto: Cortesia

Depois de ouvir a Superintendência de Meio Ambiente do Jaboatão, o Blog do Andros foi em busca de respostas da BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de esgoto na Região Metropolitana do Recife (RMR). O assunto, o esgoto jorrando sem tratamento na praia de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, denunciado ao Blog do Andros por Eddie Rodrigues, jornalista, fundador do Movimento Salve Barra de Jangada e ativista na ONG Engajamundo. Veja abaixo a resposta da empresa, enviada ao Blog através de sua assessoria de imprensa.

Resposta

O Programa Cidade Saneada, parceria público-privada entre a Compesa e a BRK Ambiental, tem o objetivo de promover uma mudança na realidade de toda a Região Metropolitana do Recife, inclusive, no município de Jaboatão dos Guararapes com a ampliação da cobertura do esgotamento sanitário. Para o alcance da universalização desse serviço, faz-se necessária a implantação de rede (canos) em todas as áreas ainda não contempladas com sistema de coleta de esgoto, e ainda a construção de estações elevatórias (EEs), que são unidades de tratamento de que contam com bombas hidráulicas e tanques para aumentar a pressão do esgoto, e a construção de uma estação de tratamento de esgoto (ETE).

Desde o mês de maio de 2017, Jaboatão dos Guararapes é contemplado com obras de ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES), e nessa fase da implantação 73 mil pessoas serão beneficiadas com mais qualidade de vida nos bairros de Candeias, Piedade e Barra de Jangada. Com o término dessa etapa, a previsão é ampliar de 7% para 20% a cobertura dos serviços de esgotamento sanitário do município. A iniciativa conta com um investimento de R$ 85 milhões.

A denúncia referente ao descarte de esgoto nas proximidades da Avenida Bernardo Vieira de Melo, 7650 foi enviada para diagnóstico e constatamos que a área não possui sistema de esgotamento sanitário operado pela BRK Ambiental, não sendo assim competência da BRK Ambiental o lançamento denunciado. O plano de implantação do sistema de esgotamento sanitário na localidade prevê que as obras serão concluídas até o final de 2020.

Leia também:
Esgoto jorrando na praia de Candeias, Superintendência de Meio Ambiente do Jaboatão dos Guararapes responde