Recebendo na coluna o Dr. Edler Medeiros para falar sobre a relação da neuromodulação no tratamento da dor

13/05/2020 às 12:15 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros

edler
Dr. Edler Medeiros/Fisioterapeuta. Foto: Divulgação

De modo geral, neuromodulação é a capacidade que o sistema nervoso tem de se modificar frente a estímulos que são dados ao corpo do paciente. Desde o período da faculdade eu me questionava sobre o tratamento da dor crônica, e como eu poderia fazer para amenizar aquelas dores dos meus pacientes. Após concluir minha graduação, foquei minhas energias para estudar exclusivamente dor e suas implicâncias na qualidade de vida. Hoje sou pós-graduado em dor e me dedico diariamente a estudar sobre neurociências, e consigo oferecer um trabalho mais humanizado e científico para os meus pacientes.

Na prática, para iniciarmos um trabalho de neuromodulação, é necessário compreender o que está acontecendo com aquele indivíduo, e o que nós, enquanto Fisioterapeutas, podemos fazer para tratá-lo dentro de sua grande complexidade. Antes de iniciarmos, é importante entender que o paciente deve estar inserido dentro e um modelo assistencial biopsicossocial. Tá, mas e aí, quais recursos eu utilizo para neuromodulação? Bom, após traçar o diagnóstico do paciente, eu passo para a montagem do tratamento.

“Desde o período da faculdade eu me questionava sobre o tratamento da dor crônica, e como eu poderia fazer para amenizar aquelas dores dos meus pacientes”

Utilizo Terapia neural, que é uma técnica que visa reequilibrar o sistema neurovegetativo, facilitando muito na redução de inflamações e dores crônicas. O emprego da Eletroterapia, como a eletroestimulação associado a cinesioterapia tem sido uma ferramenta bastante interessante na liberação de substâncias endógenas, tornando o paciente mais adepto ao exercício.

Dryneedling (agulhamento seco) tem sido uma excelente técnica na redução de dores miofasciais, onde é aplicado sobre músculos e tendões que estão sobre tensões excessivas. Busco utilizar também da terapia manual, que em um determinado momento ajuda na liberação de substâncias do bem-estar, como as encefalinas, tal qual também utilizo algumas substâncias ortomoleculares, a fim de auxiliar nesse processo imunomodulatório e metabólico.

De fato, compreender a multidimensionalidade de cada indivíduo ainda é o nosso maior desafio, todavia, posto isso de forma individualizada, humanizada e científica, os resultados são incríveis.

CREFITO 5 285.856 F
medeiros.edler@hotmail.com
@dr.edlermedeiros

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Gerontólogo, Mestrando em Gerontologia, Diretor da Terapias Integradas Home, Professor, Palestrante, Escritor e Colunista.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com