11/05/2020 às 13:47 – Por Andros Silva

paulo-camara-quarentena-coronavirus-748x410-1
Paulo Câmara durante coletiva nesta manhã. Foto: Aluísio Moreira/SEI

O governador de Pernambuco Paulo Câmara resolveu seguir o exemplo de São Paulo e decretou nesta segunda-feira (11) rodízio de carros, motos e outros veículos. Por aqui, o novo decreto não se restringirá apenas a capital, serão mais quatro cidades que adotará a medida, todas da Região Metropolitana: Camaragibe, Olinda, São Lourenço da Mata e a nossa Jaboatão dos Guararapes.

“Todas as projeções mostram que precisamos aumentar o isolamento social para evitar a disseminação ainda mais acelerada da doença. Por isso, a partir de amanhã (terça-feira-12), vamos implantar uma série de medidas, como o rodízio de veículos e a fiscalização nos principais corredores viários para restringir a circulação de pessoas nesses cinco municípios citados. Precisamos da determinação de todos nesses duros 20 dias que teremos pela frente”, disse Paulo Câmara na coletiva.

A circulação fica assim: Em dias pares, apenas veículos com final da placa com número par (final 2, 4, 6, 8 ou 0). Em dias ímpares, com placas finalizadas em números ímpares (final com 1, 3, 5, 7 e 9). As ações serão implantadas no período de 16 a 31 de maio. Até o dia 15 de maio, o decreto vai funcionar em caráter educativo, após este período condutores que não seguirem as regras serão abordados, orientados a retornarem para casa e poderão ser punidos.

Obrigatoriedade das máscaras

Com o novo decreto, torna-se obrigatório o uso de máscaras para os moradores das cinco cidades. Quem for encontrado na rua sem o equipamento de segurança, assim como os condutores, serão orientados a retornarem para casa imediatamente.