Dra. Gabriela Peloso, nesta coluna, fala sobre a importância da cirurgia reparadora após cirurgia de grande complexidade

08/05/2020 às 11:32 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros

gabriela
Dra. Gabriela Peloso/Divulgação

Perceber positivamente a si mesmo está intimamente relacionado à qualidade de vida do indivíduo e, consequentemente, ao seu comportamento, sua produtividade, vivência dos acontecimentos, bem como à sua adequação social e familiar, gerando a sensação de bem-estar. As sequelas físicas e psicológicas provocadas por acidentes diversos, ressecções de tumores e outras cirurgias de grande complexidade, interferem diretamente nesta percepção, que denominamos autoestima, pelo desarranjo funcional e estético que elas causam.

A cirurgia plástica reparadora tem papel importantíssimo na recuperação desta sensação de bem-estar, por devolver a função, através da reconstituição de tecidos perdidos, com a melhor aparência possível, para que o paciente consiga sentir-se bem com o próprio corpo, aumentando a autoestima e proporcionando melhor convívio social. Uma mulher, por exemplo, que tenha sua mama retirada devido um câncer, pode sofrer mudanças na percepção de si mesma, pela importância que este órgão tem na representação da feminilidade, pela desfiguração da sua função, volume e contorno corporal.

De certa forma, isso pode interferir em sua liberdade, gerando nela inseguranças, desvalorização pessoal e queda de seu desempenho social junto aos demais. Assim, a cirurgia plástica tem papel relevante na reparação dos conflitos psicológicos e aceitação física do paciente, devolvendo a sensação de bem-estar e, consequentemente, promovendo saúde mental. A fusão destes aspectos é capaz de revelar a verdadeira pessoa escondida atrás de uma aparência física que anteriormente era considerada inadequada.

Dra. Gabriela Peloso/CRM 161.621/RQE 79565
dragabrielapeloso@gmail.com
@dra.gabrielapeloso

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Gerontólogo, Mestrando em Gerontologia, Diretor da Terapias Integradas Home, Professor, Palestrante, Escritor e Colunista.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com