21/04/2020 às 21:30 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros

macia
Dra. Márcia Rodrigues/Nutricionista. Foto: Arquivo pessoal

Manter um bom hábito intestinal é fundamental para o nosso bem estar, e também favorece a prevenção de doenças do trato gastrointestinal, além de contribuir de forma satisfatória no nosso sistema imunológico. Por isso, um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física associada a uma boa alimentação são peças chaves para um intestino saudável.

Dentre algumas dicas estão:

O consumo adequado de água é essencial para hidratar, manter a função regular do intestino e eliminar substâncias tóxicas;
O consumo de fibras diário, encontradas nas frutas, cereais integrais, leguminosas e hortaliças; Procurar mastigar bem os alimentos, comendo devagar, além de fracionar as refeições de 5 a 6 vezes ao dia.

Dessa forma, uma vida saudável contribui para um intestino saudável, e este, é totalmente dependente da microbiota intestinal, chamado de bactérias que vivem em nosso trato gastrointestinal, imprescindíveis para um bom funcionamento. Um dos exemplos temos os probióticos, bactérias que trazem efeitos benéficos a flora intestinal, sendo as mais conhecidas os lactobacilos e as bifidobactérias.

Então, seguindo essas dicas, será fácil manter seu intestino com funcionalidade e saudável!

Dra. Márcia Rodrigues/CRN 6 17989.
E-mail: marcia_93.santos@hotmail.com
Instagram: marciarodriguesnutrii

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Gerontólogo, Mestrando em Gerontologia, Diretor da Terapias Integradas Home, Professor, Palestrante, Escritor e Colunista.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo