20/04/2020 às 10:44 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros

crist
Dr. Cristiano Nascimento presidente do SINFITO/PE. Foto: Arquivo pessoal

Conversei com o Dr. Cristiano Nascimento, atual presidente do Sindicato de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Pernambuco. Nesta entrevista ele fala da importância do órgão para o crescimento da profissão.

Elexsandro Araújo – Dr. Cristiano Nascimento, muito bem vindo! Qual o principal papel do SINFITO?

Cristiano Nascimento – Primeiramente agradeço a oportunidade de falar em defesa da nossa nobre profissão e esclarecer o que é o nosso trabalho através do SINFITO; O principal objetivo é defender o Profissional Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional, no que diz respeito a seus direitos trabalhistas, condições de trabalho como fornecimento e EPI´s adequados pelo serviço, jornada de trabalho e remuneração justa.

Quando se fala de valorização na fisioterapia, qual a visão do sindicato?

Primeiro de reforçar a conscientização da classe pela autovalorização, na prática do referencial e não se submetendo à condições incompatíveis com a dignidade e valorização profissional e de cada vez mais demonstrar para a sociedade com qualidade, a relevância dos nossos serviços.

Enquanto presidente, quais as dificuldades que você se depara em desempenhar suas atribuições?

A falta de participação dos colegas nas questões inerentes à defesa trabalhista através do sindicato, falta de estrutura e recursos. E também o fato de ter que dar conta além das demandas sindicais, de todas as demandas pessoais, familiares e profissionais como qualquer outro colega, o sindicato é uma atribuição a mais de caráter voluntário.

Qual a diferença na atuação do conselho e sindicato?

De forma resumida posso dizer que: Conselho de classe no Brasil existe para garantir as prerrogativas profissionais, proteger a sociedade dos maus profissionais, atuam como tribunais de ética e órgão fiscalizador do exercício profissional. Já o Sindicato, tem o dever de proteção dos profissionais daquela categoria, o SINFITO está sempre à disposição para defender o profissional contra violação de seus direitos, especialmente no que se refere à aspectos trabalhistas.

Existe dificuldade de comunicação para estratégias de crescimento da profissão entre o conselho e o sindicato?

Falando pelo Sindicato, temos sim, inúmeras, carecemos muito de estrutura pessoal, tecnológica e financeira para tal. Por exemplo, encerramos recentemente o contrato com uma pessoa que nos dava suporte como assessora de comunicação por falta de recursos financeiros. Mas cada colega pode ajudar compartilhando os conteúdos das nossas mídias sociais.

O que é necessário para o profissional está inscrito no sindicato?

Preencher a ficha cadastral disponível em nosso site: www.sinfitope.org.br, e o pagamento de uma taxa simbólica de anuidade, atualmente de 100 reais.

Quais os benefícios em está inscrito?

Além de estarem efetivamente fortalecendo a luta pela nossa dignidade e valorização profissional, terá orientação jurídica, contábil, descontos exclusivos em cursos de pós graduação, idiomas, clubes de lazer, clínicas de especialidades médicas, entre outros que podem conferir em nosso site e mídias sociais.

O que lhe motiva enquanto presidente?

O Amor e Respeito que tenho pela profissão que escolhi, os bons exemplos de colegas que fizeram e fazem a história de lutas, conquistas e desenvolvimento de nossas profissões, e o senso de coletividade que é natural pra mim, é um desejo motriz de buscar o bem comum, e o sindicato é um importante instrumento para esse fim.

Qual a mensagem que você deixa para os estudantes e profissionais?

Nobres colegas, estamos enfrentando a maior crise desde a história da nossa profissão, nesse momento histórico mais do que nunca se faz necessário nos fortalecermos mutuamente, muitos colegas estão adoecendo, perdendo a vida e a nossa já tão sofrida população, precisa de nós mais do que nunca! É momento de unificar esforços, cada um contribuindo da maneira que pode, não haverá forma fácil de superarmos esse momento, mas unidos/as sairemos mais fortes do que nunca. As nossas nobres profissões agradecem e mais ainda, a saúde das pessoas agradece! JUNTOS PODEMOS MAIS!

Dr. Cristiano Nascimento/CREFITO 208349-F
E-mail: cristianonascimentofisio@gmail.com
Instagram: @cristiano_fisio

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Gerontólogo, Mestrando em Gerontologia, Diretor da Terapias Integradas Home, Professor, Palestrante, Escritor e Colunista.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo