17/04/2020 às 14:30 – Por Celso Calheiros para o Blog do Andros

Mobilizacao-social-Cufa-em-Chão-de-Estrelas-credito.Divulgacao-SPVD
Divulgação

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, fez uma parceria com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE) e a Acolher para levar as medidas de prevenção contra o coronavírus às comunidades que enfrentam a vulnerabilidade social. A Cufa vai identificar 1 mil mobilizadores sociais moradores de 500 comunidades da Região Metropolitana do Recife. Os mobilizadores são pessoas com liderança no território, que apoiarão a Cufa na distribuição de cartazes em locais estratégicos para disseminação de informações diretas, práticas e em linguagem simples sobre prevenção à covid-19. A Cufa também vai usar carros de som, rádios comunitárias e atrair influenciadores digitais.

O objetivo é ter dois mobilizadores sociais em cada uma das 500 comunidades da Região Metropolitana do Recife. A participação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas se dará na entrega de material, como os cartazes e os áudios para as parceiras. Cartazes e áudios terão informações práticas sobre a necessidade de se lavar as mãos com cuidado, proteger boca e nariz ao espirrar, manter os ambientes ventilados e nunca compartilhar objetos pessoais, como talheres e copos, por exemplo. O material também destacará a necessidade de se proteger, com isolamento social e apoio, aqueles que têm mais história na comunidade, os mais velhos.

O secretário Cloves Benevides considera estratégica a parceria firmada com a Cufa. “A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas participa com os meios e apoio na articulação. A Cufa e seus mobilizadores vão dar capilaridade e identidade social, além de chegar onde o está cidadão que vive em uma área de vulnerabilidade social”.

A Cufa atraiu para a campanha de mobilização a Associação de Rádiodifusão Comunitária em Pernambuco. A Cufa vai oferecer um áudio com informações de prevenção à covid-19 para todas as rádios comunitárias nos territórios envolvidos.

A mobilização terá carros de som que vão circular com áudios dirigidos às comunidades. Os carros vão reproduzir o mesmo áudio com informações para barrar a circulação do novo coronavírus. A Cufa também está identificando os influenciadores digitais que se relacionam com as pessoas dos territórios. Eles também emprestarão o seu prestígio em benefício de uma causa que ameaça a todos.