O MIL-JG, foi criado pelo vereador Marlus Costa e tinha como objetivo reunir os veículos de comunicação, com o compromisso único e exclusivo de publicar informações verdadeiras, sem a manipulação da Prefeitura de Jaboatão

14/04/2020 às 13:34 – Por Andros Silva

mARLUS-cOSTA-E-rOBERTO-sANTOS
Luiz Gonzaga Jr, Marlus Costa e Roberto Santos. Em foto que marcou a entrada de Roberto Santos no movimento, hoje extinto. Foto: Blog do Marlus Costa

Em meados de 2016, o vereador Marlus Costa estava em seu auge como blogueiro. Naquela época, batia todos os dias em Elias Gomes, prefeito na ocasião e já acenava para Anderson Ferreira, político que mais tarde veio a ser o administrador do município.

Junto ao seu leal escudeiro, Luiz Gonzaga Jr, criou e passou a dedicar boa parte do seu tempo para consolidar em Jaboatão dos Guararapes, o MIL-JG, Movimento Imprensa Livre de Jaboatão.

A ideia, vejam vocês, era reunir os veículos de comunicação, com o compromisso único e exclusivo de publicar informações verdadeiras, sem a manipulação da Prefeitura de Jaboatão. Neste tempo Marlus dizia que cotidianamente a gestão de Jaboatão da época manipulava a imprensa do Estado e temia que isso acontecesse em sua cidade, Jaboatão dos Guararapes.

Faziam parte do movimento o Blog do Marlus Costa, a TV Guararapes e o Blog do Roberto Santos. Com a promessa que “outros veículos de comunicação também já estavam em conversa com Marlus Costa para se unir ao movimento”.

Neste tempo assinava uma coluna no respeitado Jornal Gazeta Nossa, liderado pelo excelente jornalista Paulo Rocha, que teve até uma pequena rusga com Elias Gomes. Parece que Elias estava meio chateado, por anunciar no jornal e ver críticas envolvendo seu nome nas páginas brancas do periódico.

Mesmo de longe achei a ideia do movimento genial, sem saber o que aconteceria com o projeto logo depois.

Marlus Costa, idealizador, seguiu de mãos dadas com Anderson Ferreira, tornou-se vereador, abandonou o Blog e fechou os olhos durante todo mandato de Anderson. Luiz Gonzaga Júnior, atualmente é funcionário da gestão Anderson Ferreira e comanda o site Hoje Pernambuco, sobre a vigilância do “prefeito” e Roberto Santos, até ontem opositor ao Ferreira, foi nomeado recentemente para a EMLUME. Triste realidade!

Como funciona publicidade em Blogs?

Se hoje a prefeitura procurar o Blog do Andros para anunciar. Este Blog vai publicar a matéria, o anúncio. Mas deixará bem claro que aquele conteúdo foi patrocinado. Isso é normal em qualquer meio de comunicação comercial, que vive de Publicidade. Manter um Blog como o nosso, custa caro. O que não é normal, é fazer de conta que nada está acontecendo de ruim numa cidade e por receber publicidade, deixar de cobrar ou criticar quando necessário. É por essas e outras, que Blogueiros sérios, ficam desacreditados. Lamentável!

No detalhe

Se um dia fosse trabalhar para uma gestão. Passaria o bastão do meu Blog para alguém competente, que hoje está ao meu lado, como Nizinha Lins, Elexsandro Araújo, Sidha Moitinho… Etc. Nunca usaria meu veículo para favorecer político nenhum. Vou zelar sempre pelo lado bom da imprensa, que já anda pra lá de desacreditada.

George Orwell já dizia… “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.

Raul Seixas, outro gênio… Também falou que “preferia ser uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”. Mudança de comportamento e direcionamento em sua própria vida, é salutar. O homem pode mudar com o passar do tempo, mas nunca, em hipótese alguma, fazer mudanças além dos seus princípios, pregados ao longo dos anos.