Tenho o prazer de receber na minha coluna, a querida Dra. Paloma Solano. Trazendo informações sobre o método que desenvolveu na prática médica e sua experiência em Harvard University

09/04/2020 às 20:04 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros

paloma
Dra. Paloma Melo Solano, especialista em clínica médica/saúde integral. Foto: Divulgação

Método PS na assistência médica. Uma abordagem integrativa

Segundo a OMS (organização mundial de saúde) saúde é: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades” e ele segue esse conceito definido pela OMS. Em dezembro de 2019, tive a honra de participar da maior atualização médica do mundo na Harvard University, na cidade de Boston (EUA) em que o conceito de saúde integral foi bastante discutido no âmbito da medicina do estilo de vida.

O professor e médico da Harvard Medical School durante sua aula mostrou aos que estavam presentes um Slide e vou tentar descrevê-lo: Era a foto de um iceberg e dizia que a ponta do iceberg era a saúde física (alimentação, atividade física…) E que o foco deveria ser o que estava mais profundo, aquilo que estava dentro da água e ninguém conseguia ver: história de vida, emoções, saúde mental (amor próprio, motivação, autoestima, autoconhecimento, controle emocional), relacionamentos, cultura, significado e propósito de vida. Mas, não posso deixar de dizer a vocês que no final dessa aula magnífica meus olhos brilharam mais do que nunca e eu me senti muito feliz porque alguém estava pensando igual a mim.

Esse Slide mudou a minha vida e me fez ter mais certeza de que eu estava no caminho certo. Mas, ao voltar ao Brasil, o maior desafio: como colocar em prática? Que ferramentas utilizar? Como medir e saber se meus pacientes estão evoluindo e ver, de fato, seus resultados? Para resolver esse problema comecei a utilizar nas minhas consultas médicas a roda da vida, que a adaptei e a chamei da roda da felicidade, que é uma ferramenta poderosa de autoconhecimento e que na minha prática serve para acompanhar e ver a evolução e os resultados positivos dos meus pacientes e também foquei no pós atendimento através de ferramenta online – método PS online – quero transformar minha vida “que trabalha seu lado emocional (autoconhecimento, controle emocional, motivação, amor próprio, autoestima, melhora seus relacionamentos através da empatia…), desenvolvimento pessoal, além de dicas de saúde de como dormir melhor, como ter menos estresse na vida apesar da rotina pesada, aliviar cansaço mental, aliviar suas dores emocionais com medidas simples e práticas, como fabricar seus próprios hormônios da felicidade…

Por que é tão importante cuidar da saúde integral?

Hoje a medicina entende que existem 03 estressores humanos:

1 – físico – acidentes, lesões, quedas, quebrar o pé, levar um tiro

2 – químico – vírus, bactérias, hormônios colocados nos nossos alimentos

3 – mental – tristeza, emoções negativas, pensamentos negativos, tragédias familiares, perda de emprego e financeiros, desmotivação, baixo autoestima…

Saúde integral age bloqueando tanto os estressores químicos (tratamento de doenças, orientação vacinal, alimentação saudável, alimentação saudável) como também os estressores mentais (através de desenvolvimento pessoal e inteligência emocional, meditação, técnicas de mindfullness, por exemplo) visando sempre melhorar o nível de felicidade e otimismo pois estudos recentes revelam que esses dois componentes diminuem risco de doenças do coração, acidente vascular cerebral, melhoraram a  capacidade da função pulmonar, além do menor risco de morrer de câncer e infecção.

“tudo está na nossa mente, e o efeito placebo está aí para nos provar! Pensamentos positivos é capaz de ajudar na cura, como também os negativos são capazes de gerar doenças”

Qual impacto da saúde integral na sua vida?

Saúde – Mais saudáveis, previne doenças mentais e físicas, menos efeitos colaterais com medicações, comece a cuidar de sua saúde mental hoje para evitar depressão, por exemplo, daqui há 03 anos.

Família – Pessoas que cuidam de sua saúde integral, corpo e mente, são mais felizes, conseguem ter melhor relacionamentos dentro da sua família, menos brigas, controle emocional para enfrentar as dificuldades e poder daqui há 05 anos ver sua família ainda unida, realizando sonhos juntos.

Financeiro – Menos gastos com medicações, além de que é provado cientificamente que pessoas mais felizes tem mais sucesso no futuro, empresas contratam pessoas não apenas com base no seu currículo, mas também devido seu otimismo, motivação, saber lidar com frustrações, ter empatia com as pessoas.

O método PS vai além dos benefícios para o paciente, ele serve de inspiração e modelo para usar na prática de quem está interessado a prestar serviço de atendimento de excelência ao paciente: que é aquele que de fato traz resultados permanentes e transformadores.

Por isso não tenho dúvidas que se trata tanto da medicina necessária no presente e a do futuro, porque a única coisa que nos torna diferentes de todas as máquinas são nossas conexões emocionais com o outro. Sempre quando se cria algo novo temos muito frio na barriga: será que vai dar certo? Apesar de todas as convicções que sim e provas científicas que é o caminho certo, nada melhor e mais gratificante do que escutar as palavras de minhas próprias pacientes:  “doutora, você salvou a minha vida”
“doutora, eu não sou a mesma depois de Paloma Solano”

Eu criei esse método porque desde quando saí da faculdade e me tornei médica eu queria ser feliz na minha profissão que tanto lutei para me formar. Fazer algo diferente que impactasse na vida das pessoas de forma positiva, mas, mais do que isso, queria algo que fizesse meu coração cantar mesmo diante de tantas dificuldades que encontramos na nossa profissão e que, ás vezes, nos faz até duvidar se era mesmo aquilo que a gente queria para nossas vidas. Uma vez uma paciente chegou para mim e me perguntou a minha especialidade. Na hora que fui respondê-la a acompanhante que já tinha sido atendida por mim falou: ela é especialista em gente. Essa é minha especialidade! Em pessoas de verdade, em seres humanos complexos cheios de desejos, sentimentos, mágoas, medos, insegurança, alegria, tristeza… Sonhos! Tudo isso é possível devido abordagem integrativa ao ser humano.

Obrigada pelo convite, Elexsandro Araújo!

Dra. Paloma Melo Solano/CRM 20193

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Mestrando em Gerontologia e Especialista em Gerontologia. Diretor da Terapias Integradas Home, Professor, Palestrante, Escritor e Colunista

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo