05/04/2020 às 12:45 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros

a-i
Imagem/Reprodução do site angelslife.com.br

Pessoas acima dos 60 anos, passam por uma diminuição de receptores corporais que controlam a sede, que chama-se “hipodipsia”. Ou seja, aos pouco vão perdendo a vontade de ingerir água. Porém, a necessidade de água no corpo continua, para melhor funcionalidade dos sistemas. Dessa forma, as pessoas idosas acabam sendo mais vulneráveis a desidratação.

Entre as principais funções da água, destacam-se:

• Limpeza do organismo;
• Funções vitais dos órgãos: cérebro, pulmões, intestino, rins…

Mais de 75% da composição dos músculos é formada de água, visto isso, já é nítida a importância da hidratação para saúde do músculo. Além disso, é importante ressaltar que a desidratação reduz a força muscular, contribuindo para o catabolismo, assim como impede a absorção de nutrientes importantes que auxiliam no ganho de massa muscular. Levando a um declínio maior da pessoa idosa.

Dicas para facilitar a ingestão de água:

• Águas saborizadas com fatias de frutas;
• Divida a água do dia em garrafas de 500ml, para o consumo de manhã, tarde e noite ou use copos pequenos e com pouca quantidade.

Hidrate-se! Beba água!

epnova
Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Mestrando em Gerontologia e Especialista em Gerontologia. Diretor da Terapias Integradas Home, Professor, Palestrante, Escritor e Colunista

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo