01/04/2020 às 22:53 – Por Blog do Andros

pontoponto
Divulgação

Em torno de 400 pessoas em situação de rua e usuários de drogas foram atendidos no segundo dia de funcionamento do Ponto de Cuidado, uma instalação do Pernambuco Solidário contra o coronavírus, voltado para cidadão que enfrentam a vulnerabilidade social. O serviço começou por volta das 7h e seguiu oferecendo banho, escova com creme dental, espaço para banho e cuidados pessoais, além de um kit de alimentação e álcool gel.

O Ponto de Cuidado vai funcionar todos os dias da semana das 7h às 10h e, depois, das 18h às 20h. As iniciativas do Pernambuco Solidário contam com a articulação do Governo de Pernambuco, apoio voluntário do coletivo Unificados e doações da iniciativa privada. A participação do governo se dá pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas e pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, quer ampliar o serviço de atenção às pessoas que se encontram sob vulnerabilidade social. “Estamos fazendo o contato com as prefeituras para ampliar esse Ponto de Cuidado para a Região Metropolitana do Recife e para o interior.” disse o governador.

O secretário Cloves Benevides acredita os Pontos de Cuidado representam a oferta de cidadania e uma oportunidade de solidariedade para aqueles que se encontram em situação de rua ou são usuários de drogas. “O Governo de Pernambuco pede e o cidadão sabe que é hora de ficar em casa e deixar a solidariedade tomar as ruas”.

O equipamento deve funcionar pelo prazo de três meses e outros três Ponto de Cuidado estão sendo preparados para serem instalados em Olinda, Paulista e em Jaboatão dos Guararapes. Os novos pontos aguardam definição de local por parte das prefeituras.

arco-cavaleiro
Publicidade

Todos os Pontos de Cuidado terão áreas comuns, como recepção, área de espera para banho, banheiros com chuveiros e recebimento do kit de alimentação. Os pontos fora do Recife serão instalados em contêineres adaptados para terem oito chuveiros e poderem oferecer todos os serviços.

Os Pontos de Cuidado terão ação direta do coletivo Unificados pela População em Situação de Rua. O coletivo é integrado por diversas organizações da sociedade civil e grupos informais de trabalho e suporte à população em situação de rua do Recife.

Outros cidadãos que estiverem fora do grupo de risco e desejarem oferecer sua força de trabalho voluntário poderão se inscrever através da plataforma Transforma Recife, através da internet, pelo endereço www.transformarecife.com.br.

NA COMUNIDADE – A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas reforçou a parceria com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa-PE) para a distribuição de panfletos e cartazes nas comunidades do Estado. A Cufa também vai identificar dois mobilizadores sociais por favela. A ação procura atingir as comunidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Paulista. Os municípios concentram 97% das favelas do Estado.

A Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas possui conhecimento em atendimento à população em situação de rua, acumulado pelo Programa Atitude, e diálogo com as comunidades. A Cufa-PE é parceria da secretaria na realização da maior competição de futebol amador do mundo, a Taça das Favelas, com expectativa de 600 mil inscritos em todo o país, assim que a pandemia se tornar assunto superado. Agora é hora de cuidado.

 CONTEÚDO DOS KITS NOS PONTOS DE CUIDADOS

HIGIENE: Toalha, sabonete líquido, escova de dentes descartável, papel higiênico, creme dental e roupa.

ALIMENTAÇÃO: Lanche: biscoito, fruta (laranja e banana) e suco caixinha