Em texto para coluna do Dr. Elexsandro Araújo, a nutricionista Dra. Ingled Freire trás orientações importantes

29/03/2020 às 12:06 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros 

ingled
Dra. Ingled Freire, nutricionista especialista em Controle e Qualidade dos Alimentos. Foto: Divulgação

Em meio a essa pandemia que estamos vivendo, um grupo que causa imensa preocupação para nós profissionais da área da saúde, são os idosos. Por fazerem parte do grupo mais vulnerável e com maior probabilidade de contrair a doença. Portanto, a nutrição é essencial para a prevenção do COVID-19. Preparei algumas dicas que irão ajudar no fortalecimento da imunidade desse grupo de risco.

Ressaltando que individualização é tudo, portanto, as dicas não substituem uma consulta! Quando falamos em COVID-19, estamos falando em fortalecer a imunidade. E não tem como falar em imunidade sem falar em intestino. Ter uma flora intestinal equilibrada, ou seja, as bactérias presentes precisam estar em equilíbrio para termos um sistema imunológico favorável.

“Em meio a essa pandemia que estamos vivendo, um grupo que causa imensa preocupação para nós profissionais da área da saúde, são os idosos”

Portanto, o que comemos pode nutri-lo ou agredi-lo, essa nutrição não se dá do dia para a noite, é algo diário. Uma alimentação saudável é primordial, o consumo de frutas e verduras, de probióticos (na forma de suplementação, Kefir, iogurte natural, kombucha) é uma excelente estratégia para essa nutrição.

Outras formas de fortalecer a imunidade são: aumentar o consumo de chás (canela, gengibre, abacaxi, moringa, camomila, anis estrelado…); Beber bastante água; equilibrar o sono, o stress; a prática de atividade física (Pilates, hidroginástica, yoga…); Aumentar o consumo de frutas cítricas como: (limão, acerola, laranja, abacaxi); Uso de açafrão nas preparações culinárias e nos sucos; Tomar sol (se necessário suplementar a vitamina D) e o consumo diário de glutamina (ela vai atuar como combustível para o sistema imune).

Dra. Ingled Freire/CRN 18015

Dr. Elexsandro Araújo é Fisioterapeuta, Mestrando em Gerontologia e Especialista em Gerontologia. Diretor da Terapias Integradas Home, Palestrante, Escritor e Colunista

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo