Você conhece quais são? O Blog do Andros fez a seleção, confira!

04/03/2020 às 12:21 – Por Andros Silva 

m-j
Martinho da Vila e Jacinto Silva são alguns dos artistas que cantaram Jaboatão. Fotos: Divulgação

São várias as músicas que citam Jaboatão dos Guararapes em suas letras. De Martinho da Vila a Jacinto Silva, grandes cantores fizeram suas referências ao município. Confira abaixo a seleção que o Blog do Andros fez especialmente para os leitores, moradores da cidade sede do Blog!

Jacinto Silva – Corrope de Jaboatão

Jacinto Silva foi um dos a falar de Jaboatão em seus versos. Nascido em Palmeira dos Índios (AL), com sua marca registrada o coco-de-roda, lembrou uma das áreas mais frequentadas por jaboatonenses boêmios dos anos 70, o Corrope, território localizado nas mediações de Jaboatão Centro. “Fui à Jaboatão dançar no corrope/Montei no alazão e saí de galope/Quando subi a ladeira que vi Conceição/Quase parou meu coração/O meu cavalo deu um tope”, diz trecho da histórica canção, que ganhou nova roupagem e o público mais jovem na voz do cantor Silvério Pessoa. O galego gravou um disco em homenagem ao incomparável Jacinto Silva, intitulado Bate o Mancá.


Mundo Livre S/A – Free World

A banda Mundo Livre S/A, uma das fundadoras do Mangue Beat, movimento musical liderado por Chico Science nos anos 90 também fez sua reverência a Jaboatão dos Guararapes. Em “Free World”, música que abre o disco ‘Guentando a Ôia’, segundo álbum da banda, lançado em 1996, Fred 04, vocalista, solta os versos: “Rio Doce a Piedade/De Barra de Jangada até Casa Caiada”. A título de curiosidade, 04 é sobrinho do conhecidíssimo empresário, morador de Jaboatão Centro, Renê Montenegro.


Clara Nunes – Viola De Penedo

A linda e saudosa rainha da música nacional, Clara Nunes, fez uma mágica interpretação da canção “Viola De Penedo”, música de autoria do genial Luiz Bandeira, cantor, músico e compositor pernambucano, que nasceu em 25 de dezembro de 1923, no Recife. A genialidade de Bandeira, nos presenteou também com “Voltei Recife”, “É de fazer chorar”, mais conhecido como “Quarta-feira ingrata” e “Onde tu tá, Neném”, sucesso gravado por Luiz Gonzaga. Por falar em Gonzaga, o rei do baião também gravou “Viola De Penedo” que tem em um de seus estrofe… “Zeca Tumé de Porto Calvo, (roda ê, roda)/Num coco em Jaboatão, (roda ê, roda)/Fez todo mundo dar risada/Na primeira umbigada/Que levou sentou no chão”. Ouça abaixo as músicas tanto na voz de Clara como de Gonzagão.


Lenine – Leão do Norte

Em ‘Leão do Norte” escrita por Paulo César Pinheiro e Lenine, o cantor falar que é: “Jangadeiro/Na festa de Jaboatão”, numa linda alusão à famosa Festa da Pitomba, realizada em abril, em homenagem à padroeira Nossa Senhora dos Prazeres, e aos pescadores das praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada.


Martinho da Vila – Onde o Brasil aprendeu a Liberdade

Essa com certeza é a mais conhecida. A música, na voz vibrante e marcante do compositor, cantor, ritmista, produtor e escritor Martinho da Vila, foi lançada em 1972, com refrões que trazem várias citações de Jaboatão dos Guararapes, contando a linda história da cidade, mostrando onde de fato o Brasil Aprendeu a Liberdade.