Bloco com jovens em semiliberdade e funcionários da SDSCJ e da fundação sairão pelas ruas do Bairro do Recife nesta sexta (14)

14/02/2020 às 09:56 – Da assessoria para o Blog do Andros 

banner-carnaval-blogdoandros-ligado

2
Divulgação 

O Bloco Boi Treloso ganhará as ruas do Bairro do Recife nesta sexta (14). O oitavo ano do desfile será marcado por maracatu, ciranda e coco. A expectativa é de que cerca de 200 pessoas participem, entre jovens das Casas de Semiliberdade (Casem) da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), funcionários da instituição e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), à qual a Funase é ligada. A concentração será às 17h, na Rua do Apolo, em frente à Di Branco Recepções.

O bloco surgiu como uma brincadeira modesta, com um boi feito de papelão por iniciativa de funcionários da Casem Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Depois do primeiro desfile, que ocorreu no município, a ação despertou o interesse de outros setores da Funase. O símbolo do bloco continuou sendo preparado em Caruaru, mas, desde o segundo ano, o desfile passou a ocorrer no Recife. Atualmente, socioeducandos de cinco das oito Casas de Semiliberdade da instituição acompanham a saída do bloco.

Desde 2019, o boi passou a ser feito de papel machê e ficou bem mais leve que antes, quando era de madeira. A ação foi possível por meio de uma parceria com o artesão Antônio Alexandre da Silva, de Bezerros, e da participação de socioeducandos, que ajudaram a enfeitar a estrutura. Para o Carnaval de 2020, o boi recebeu alguns retoques nas cores e já está pronto para a folia.

“Desde o início do bloco, ajudo nesse processo de preparação, instruindo também os socioeducandos na parte artística. Neste ano, por questões de logística, trouxemos o boi para ser preparado no Recife, mas o desfile terá o toque e a participação especial dos adolescentes das casas, como tem ocorrido todos os anos”, afirma a oficineira Maria do Rosário, da Casem Caruaru.

A coordenadora da unidade, Anabel Brandão, explica que o propósito da atividade é viabilizar o acesso dos socioeducandos à cultura, algo previsto na legislação que rege o processo socioeducativo. “Eles atuam com artesanato, no momento em que se envolvem na preparação do boi, e acompanham todo o processo até o desfile, que dialoga diretamente com a cultura popular. É uma atividade que mistura cultura, tradição, alegria e que é, sobretudo, educativa para os nossos adolescentes”, afirma.

Nesta edição, os abadás dos foliões foram confeccionados com recursos arrecadados em um bazar. Já a parte musical terá a participação de mais de 50 integrantes do Maracatu Fantástico Cabra Alada, que prestigia a ação cultural há quatro anos. “O Boi Treloso 2020 está mais carregado de solidariedade do que nunca. Os funcionários da instituição e os integrantes do Cabra Alada se envolveram para garantir que o bloco, que é uma tradição da Semiliberdade da Funase, saísse por mais um ano. Estamos muito felizes com o resultado e ansiosos pelo desfile”, declara a assessora técnica de Casas de Semiliberdade da Funase, Vitória Barros.

SERVIÇO

Bloco Boi Treloso

Data: Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Concentração: 17h

Local: Rua do Apolo, Bairro do Recife – em frente à Di Branco Recepções