14/02/2020 às 09:46 – Da assessoria para o Blog do Andros 

20200212_100558
Divulgação 

O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), autarquia do Governo do Estado que tem como finalidade proteger o consumidor, apreendeu, na terça-feira (11), durante uma fiscalização em um armazém de construção no Recife, 1,2 mil metros de fios e cabos elétricos com o registro de certificação vencido junto ao Inmetro.

O registro é o ato pelo qual o Inmetro autoriza a comercialização de um produto ou serviço e a utilização do selo de identificação da conformidade (selo do Inmetro). A concessão do registro é condicionada à existência do Atestado de Conformidade, o que indica que o produto passou por testes e não oferece riscos.

Os fios e cabos elétricos estão entre os materiais mais importantes que formam a instalação elétrica de um imóvel. Eles são os responsáveis por levar a energia desde o ponto de entrada até os pontos de utilização como as tomadas e os interruptores. Para que a instalação seja segura e funcione corretamente é importante que as características dos cabos elétricos estejam em conformidade com os requisitos exigidos pela legislação do Inmetro.

De acordo com o Presidente do Ipem-PE, Adriano Martins, a ausência da conformidade pode afetar a segurança dos consumidores ou das instalações. “Um cabo elétrico fora dos padrões de segurança estabelecidos pelo Inmetro pode ocasionar mau funcionamento dos aparelhos elétricos e também poderá contribuir para um superaquecimento da fiação elétrica que inclusive pode levar a um incêndio de grandes proporções, colocando vidas e patrimônios em risco.”

Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800 081 1526, ou através do formulário de denúncia presente no site www.ipem.pe.gov.br.