Três agências da ONU vão apoiar ações de prevenção à violência em Pernambuco

O governador Paulo Câmara classificou as parcerias com as agências como importantes por causa do conhecimento que elas detêm para apoiar o governo. “A prevenção é a grande política para se evitar que a violência aconteça e ela tem de estar em todos os setores do governo, no dia-a-dia”

05/02/2020 às 16:30 – Por Celso Calheiros para o Blog do Andros 

p

Assinatura de convenio com agencias internacionais da ONU. Foto: Helia Scheppa

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, firmaram, nesta quarta-feira (dia 5), convênios com três agências da Organização das Nações Unidas (ONU). Os convênios visam apoiar o Estado nas políticas de prevenção social ao crime e à violência.

O secretário Cloves Benevides também anunciou que o governador Paulo Câmara autorizou a ampliação da equipe de políticas de prevenção com a contratação de 70 novos servidores e ampliação das oficinas do Programa Juventude Presente para criação de 10 mil vagas na oficinas de conexões socioculturais. Essas conexões, o secretário Cloves Benevides detalhou, vão ocorrer em 74 territórios no Estado – foco das ações de prevenção – com atividades de lazer, esportes e cultura. “Não podemos esmorecer, porque Pernambuco merece, o Brasil precisa e os jovens dependem de esperança para ao futuro”.

O governador Paulo Câmara classificou as parcerias com as agências como importantes por causa do conhecimento que elas detêm para apoiar o governo. “A prevenção é a grande política para se evitar que a violência aconteça e ela tem de estar em todos os setores do governo, no dia-a-dia”.

AGÊNCIAS DA ONU – Os parceiros internacionais têm um histórico consistente de ações de redução de violência em todo o mundo. A aproximação para a assinatura do convênio ocorreu depois da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas ter iniciado um diálogo com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

A troca de ideias com a ONU-Habitat girou em torno de temas relacionados à vida nas cidades, para contribuir com a prevenção social, com ênfase à promoção de espaços urbanos de qualidade e à integração da população mais vulnerável. A extensão deste diálogo associado a interesses específicos aproximou a secretaria do escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objetivo do convênio com as agências internacionais é capacitar pessoal e qualificar as informações sobre os territórios prioritários e mais vulneráveis. Com os dados, desenvolver estratégias de integração das populações destes territórios. Todo o processo e seus resultados vão ser reunidos, sistematizados e as boas práticas de prevenção compartilhadas. Além de colocar em prática políticas públicas inovadoras de prevenção à violência, será desenvolvido conhecimento e metodologias, com a promoção de ações-piloto voltadas para o fortalecimento da prevenção à violência e ao crime, com ênfase à promoção de ações intersetoriais e transversais.

O convênio firmado entre o Governo de Pernambuco e as agências da ONU estabelece quatro eixos de ação para execução das propostas. Haverá produção de material para o fortalecimento de iniciativas e práticas na área de prevenção social ao crime e à violência no estado de Pernambuco; desenvolvimento de metodologias de gestão de informações para formulação de políticas públicas testadas, com foco para os espaços públicos; criação de uma estratégia de formação para fortalecer a prevenção ao crime e à violência e, por fim, com igual relevância, a gestão eficiente e do conhecimento de todo o projeto.

O projeto tem vigência prevista até julho de 2022 e todas as atividades serão realizadas usando metodologias e ferramentas das agências internacionais que beneficiarão as populações dos territórios priorizados no projeto, como também as autoridades e servidores responsáveis pelas políticas e programas, com impacto no atendimento a todo o povo pernambucano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s