Sonildo Santos: Braços Estendidos Mãos que Guiam

“Este ano quero paz no meu coração/Quem quiser ter um amigo/Que me dê a mão/O tempo passa/E com ele caminhamos todos juntos/Sem parar/Nossos passos pelo chão/Vão Ficar…”

30/01/2020 às 10:38 –  Por Sidha Moitinho / Colunista Blog do Andros

sonildo-blog
Sonildo Santos. Foto: Andros Silva

É assim como na letra da canção, que estou pensando sobre nosso primeiro entrevistado em 2020. Um “tipo” de pessoa muito especial, a quem podemos chamar de amigo e dar as mãos. Ele é acolhedor de almas carentes. Seguindo seu exemplo podemos fazer o mundo menos dolorido. Sonildo Santos é fundador da Escolinha Garotos do Futuro e presidente da Associação Asa Branca.

Querido leitor, vem comigo beber da água doce que emana da fonte do amor ao próximo, através dos relatos de vida de um homem valoroso. E quem sabe, mais do que apenas bebermos, poderemos também ajudá-lo, a fazer mais? Cada personalidade que entrevistamos nos inspira de modo diferente. Sonildo me ensina a importância de amar sem preconceito, porque o amor é revelado em todas as cores, recheado de todos os sabores e anda por todos os lugares que lhe abrem caminho.

lente-insta
Siga o Blog do Andros no Instagram

Santos é um homem de presença gentil; admirável por seu respeito e cuidado para com aqueles que a sociedade despreza e as políticas públicas ignoram. O vi colorindo um punhado de sorrisos que o tempo havia desbotado… Observando esse cara simples, o ouvi sem palavras através de suas ações que – O futuro continua existindo depois que a gente cruza a idade em que o tempo deixou suas marcas… É bem ali… Depois dos muitos entas que, a gente precisa de motivos pra sorrir e de força para acreditar no amanhã….

Ainda pode vir os cem e, até mesmo começar tudo de novo: 101, 102, 103… Quem disse que não? (Um sorriso singelo e gostoso brilha agora minha face, sentindo o frescor do quanto a vida é bela quando a gente tem prazer em fazer outros sonharem sentindo-se amados e importantes). Após o dilúvio, o Senhor Deus declarou que o ser humano viveria até 120 anos. Tudo depende de como comunicamos nossa fé nas promessas do Criador e, de como fazemos nossas escolhas.

“Santos é um homem de presença gentil; admirável por seu respeito e cuidado para com aqueles que a sociedade despreza e as políticas públicas ignoram”

sonildo-blog2
Sidha Moitinho em conversa com os idosos da Associação Asa Branca. Foto: Andros Silva

Na sede da Associação de Moradores Asa Branca e arredores, conversei com garotas de 86, 87 aninhos, esbanjando alegria e energia. Sonildo Santos nos faz dar uma volta de 360 graus… depois de vermos no olhar a esperança que renasce no coração do idoso que sente valorizado, ele nos leva a uma caminhada para o futuro do garotos e garotas onde o ciclo da vida está apenas iniciando… Em todo idoso mora a alma de uma criança e em toda criança a caminhada para a idade que avança.

Este herói da vida real, sem capa vermelha, sem superpoderes, esforça-se dia a dia para manter os braços abertos e as mãos estendidas, apenas movido pelo desejo ardente de ajudar os idosos a viverem mais felizes e de estimular a criançada a ter garra para chutar a bola e, tocar a vida pra frente sonhando com um futuro abundante. Somados, a ele, estão outros heróis e heroínas, desses que a gente não vê, mas que estão ali, fazendo seu trabalho de formiguinha.

lente-face
Curta o Blog do Andros no Facebook

Juntados e apaixonados pela mesma missão, eles seguem sem olhar pra trás. Quase silenciosamente vão fazendo a diferença no mundo. Sonildo e seus companheiros sabem que uma andorinha sozinha não faz verão. Ele diz: “Minha motivação, é saber que as famílias carentes tem onde treinar seus filhos, que o futebol é um esporte que traz educação, saúde, lazer. Dar para essas crianças e adolescentes a oportunidade de se tornarem jogadores de futebol em grandes times.” Segundo Sonildo, o zagueiro Lima foi importantíssimo para o início da escolinha.

O Zagueiro se ausentou para dirigir um clube no interior, mas seu apoio continua. Hoje Sonildo Santos, Marcos Primo, Daniel Silva e Cláudio, são os treinadores dos garotos. Ele diz que machuca a falta de apoio financeiro dos governos Municipal, Estadual e Federal. Não é fácil administrar essas instituições de cunho meramente social com seus recursos e a ajuda de alguns pais. Lembrando-nos, de que todos são carentes. Atualmente a Escolinha treina 4 garotas, e tem 130 (cento e trinta) garotos treinando.

Segue a lista dos garotos que se destacaram e estão em clubes – Rwan Souza (Sub 20) , passou pelo Náutico, Sport do Recife e hoje joga no Guarulhos de São Paulo; Bruno Cauã (Sub 11), hoje joga no Sport. Pedro Henrique (Sub 13), atualmente no Santa Cruz; Edmar Júnior (Sub 13), joga Santa Cruz. Maicon (Sub 13), hoje no Santa Cruz. Davi Nascimento (Sub 13), hoje no Náutico; Ruã Guilherme (Sub 8), no Sport do Recife. Andreas Rafael (Sub 8) está atualmente jogando no Sport do Recife. Temos uma garota em destaque – Lauane de 17 anos irá para o Sport.

Este herói da vida real, sem capa vermelha, sem superpoderes, esforça-se dia a dia para manter os braços abertos e as mãos estendidas

Vale salientar que Sonildo além de alma caridosa, tem alma de artista. Com 9 CDs gravados, fazendo 26 anos de carreira, já se apresentou no programa do Denis Oliveira. Viajou quase todo Brasil louvando a Jesus. Tiramos o chapéu e aplaudimos este ilustre cidadão jaboatanense e a sua equipe, pelo excelente trabalho realizado em prol de outras vidas. Nada melhor do que voltarmos ao nosso bate bola com quem entende mesmo de bola, não é? Vamos correr para o gramado porque agora, é hora da nossa bolinha rolar. (Risos)

sonildo-blog3
Sidha Moitinho durante a entrevista com Sonildo Santos. Foto: Andros Silva

Sidha Moitinho – Como você faz para dividir seu tempo entre o trabalho, o Projeto Garoto do Futuro e com os fofinhos dos idosos?

Sonildo Santos – Terças, quintas e sábados, das 8h às 11hs, no campo da Prefeitura de Jaboatão, em Prazeres. Segundas, quartas e sextas, trabalho com o Grupo de Idosos Sempre Jovem, na academia da Faculdade Guararapes (onde fizemos uma parceria) e as tardes, cursos de pintura, confeitaria, crochê, manicure e pedicure, designer de sobrancelhas. E na Associação de Moradores de Asa Branca, Bom Pastor e Adjacências, localizada na Rua Francisco Mendes, 51, em Piedade. E ainda temos os trabalhos com idosos do sexo masculino.

SM – O que te move a agir ao mesmo tempo em dois setores sociais que apresentam necessidades tão distintas e fases diferentes de vida?

SS – O que me move, é a realidade de vida que presencio, pois convivo no meio destas pessoas. As crianças carentes, estão muitas vezes pelas ruas, sujeitas a delinquência e aos vícios. Os Idosos, carentes e ociosos, com a autoestima baixa, muitos estão depressivos e, quase sempre desprezados pela própria família. Trabalhamos com as crianças no campo da prefeitura, e com os idosos na Faculdade Guararapes em atividades físicas, onde tem acompanhamento de Nutricionistas, psicólogos, aferição de pressão. Na Associação temos os cursos, palestras e encontros em datas festivas.

sonildo-blog4
Sonildo Santos e Sidha Moitinho, ladeados por garotos da Escolinha Garotos do Futuro. Foto: Andros Silva

SM – Como o gestor da cidade de Jaboatão do Guararapes Anderson Ferreira, juntamente com seu pai o deputado estadual Manuel Ferreira, e seu irmão André Ferreira, deputado Federal, tem apoiado e assistido essas crianças dentro do Projeto Garotos do Futuro?

SS – Entrei na prefeitura, através do deputado Federal André Ferreira, na gestão de Anderson Ferreira, em 2016, com um salário de R$ 1.100 (um mil e cem reais), com esse salário, pago aluguel, água e luz do local onde funciona a Associação, também faço uso para as minhas despesas pessoais e, ainda ajudo de alguma maneira os garotos da Escolinha.

SM – O campo da prefeitura é precário, não tem banheiro, não tem água gelada, falta dinheiro para o lanche. Aproveitamos a oportunidade para pedirmos aos nossos ilustres representantes – prefeito Anderson Ferreira, deputados André Ferreira e Manoel Ferreira, que criem um plano de ação, objetivo, para beneficiar essas crianças e adolescente que estão lutando por um futuro no esporte, bem diante deles. Por gentileza, senhores, lembrem-se de que são esses meninos que o tráfico não seduzirá, de que suas vidas estão sendo poupadas por causa de um trabalho como este, de que esses meninos não pegarão em armas para cometerem crimes, e de que suas famílias podem vir a ter melhores condições de vida, por causa da oportunidade que hoje eles estão tendo… Eles são de verdade GAROTOS DO FUTURO. Eles não só precisam, mas como merecem uma feira semanal nutritiva, assistência médica diferenciada, uniforme completo, acompanhamento escolar e psicológico.

soni6
Sem atenção do poder público, garotos são obrigados a usar um campo de terra batida para treinar. Foto: Arquivo pessoal

SS – Treinamos no terreno desde 2015, já foram feito vários pedidos através de ofícios, mas até agora não obtivemos resposta. Entreguei o Projeto nas mãos deles, mas até agora não consegui nada.

SM – Eu mesma já pedir umas bolas para os Garotos do Futuro, eles estavam sem bola, usando uma bola furada e emborrachada, bem ali no campo da prefeitura. Infelizmente, não minto, só bati nas portas dos pirangueiros. De lá para cá o que mudou na realidade diária dos garotos do futuro na escolinha?

SS – Ficaram muito felizes e gostaram da sua visita e da doação daquela bola. Mas nada mudou até agora, as necessidades são muitas.

SM – E os vereadores têm elaborados projetos de lei para beneficiar essa juventude e os idosos que são assistidos por instições sérias como são as suas? Nos diz o nome de um vereador que já compareceu com algum tipo de ajuda?

SS – Na verdade não, nem sequer param para assistir um treino, é indiferente pra eles.

“Treinamos no terreno desde 2015, já foram feito vários pedidos através de ofícios, mas até agora não obtivemos resposta. Entreguei o Projeto nas mãos deles, mas até agora não consegui nada”

SM – Tem alguma história interessante para nos contar?

SS – São muitas! Vou falar do nosso curso de pintura com a artista plástica Ieda Silva, voluntária, ela já sofreu muito na vida. Na infância sofreu o bullying por ter uma deficiência física, mas ela se supera a cada dia, nos ajudando com as nossas idosas.

sonildo-blog8
Ieda Silva, artista plástica voluntária, durante aula do curso de pintura. Fotos: Andros Silva

SM – Sonildo, você é cantor gospel, é presidente de uma associação, dirige a escolinha de futebol. Dança também? (Risos). 

SS – Não, não danço (risos).

SM – Falando sério, você tem pretensões políticas para 2020?

SS – Minha pretensão política é para o povo. Fazer pelo povo. Muitos tem o poder e não fazem. Não tenho dinheiro, mas tenho muita disposição para trabalhar e pensar no meu próximo. Gostaria de ser vereador, para poder lutar por várias coisas e, uma delas seria conseguir um campo de futebol (CT) e condução (ônibus), para avaliações e passeios para a Escolinha de Futebol, não só a minha, mas para as muitas outras escolinhas que necessitam. Abrir portas para outros Projetos Sociais sérios. Dá mais condições materiais para as Associações dos bairros carentes.

SM – Sonildo Santos, são exemplos como o seu que nos inspiram e incentivam a servir melhor e mais. Deus te abençoe e sucesso na sua campanha eleitoral, bem como na escolinha de futebol e na associação com as idosas.

SS – Deixo meus agradecimentos ao Blog do Andros pela oportunidade de contar um pouco minha história, a você Sidha. Agradeço ao Marcos Primo por estar comigo todos esses anos, a nossa vice presidente da associação, professora Rose Mary, a Dione (que ajuda com sua Gráfica F5 em Prazeres ) – Meus agradecimentos ao Dr. Ulisses que faz os testes nos meninos, a enfermeira Edna que ajuda na Escolinha e na Associação (com sua Clínica EFRAIM – Barra de Jangada). Agradeço a diretoria – Maria, Ricardo Machado, Daniel Silva (coordenador) e a Cláudio. Ainda agradeço as professoras de confeitaria Nane, Yeda de pintura, a Mary de Crochê, a Fabi de manicure/pedicure e designer de Sobrancelhas. Por fim a todas as pessoas que me apoiam e acreditam no meu trabalho e que sabem que posso fazer muito mais lá na frente.

*Contato da Escolinha Garotos do Futuro e Associação Asa Branca: (81) 98626-3462 / 99619-3907

sonildo-blog9
Sidha Moitinho (D), titular desta coluna, com Ieda Silva (C), Sonildo Santos (fundo) e pessoas que fazem a Associação Asa Branca existir. Foto: Andros Silva

siSidha Moitinho é uma baiana que cresceu em Brasília, apaixonada por Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes há mais de 18 anos, cidade que ama e pela qual luta. É comunicadora social, bacharel em teologia, pastora, cineasta, coordenadora literária e escritora. Sidha ama escrever para crianças, atualmente vem promovendo seu conto infantil ‘Paulinho e o Vento’.

Contato: sidha.moitinho@gmail.com

Créditos

Texto e entrevista: Sidha Moitinho
Fotos, direção e diagramação: Andros Silva
Revisão e edição: Nizinha Lins

lente-insta
Siga o Blog do Andros no Instagram
lente-face
Curta o Blog do Andros no Facebook

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s