Em entrevista ao Blog do Andros, personal trainer esclarece dúvidas frequentes dentro e fora das academias

André Luiz atua como professor em um dos estabelecimentos mais concorridos de Jaboatão e durante a conversa, falou ainda se é possível, ou não, notar mudanças em um mês de treino para quem corre para as academias em janeiro, acreditando conseguir mudanças satisfatórias para exibir durante o carnaval 

22/01/2020 às 10:01 – Por Andros Silva 

andre

André Luiz. Foto: Andros Silva

O carnaval está chegando e com isso as academias ficam lotadas de pessoas ansiosas pelo corpo perfeito para exibir durante os dias de folia. Mas será mesmo que em tão pouco tempo é possível conseguir resultados satisfatórios? E será que existe um tempo hábil para começar a perceber mudanças em sua estrutura física? Para ajudar a decifrar essas e outras dúvidas, o Blog do Andros convidou o personal trainer André Luiz para uma entrevista. André atua como professor em uma das academias mais concorridas de Jaboatão e na conversa, falou ainda sobre a importância dos exercícios físicos na terceira idade, além de explicar o que é treinamento funcional e os seus benefícios.

Andros Silva – Para começar gostaria que você explicasse o que é treinamento funcional e quais os seus benefícios para o corpo?

André Luiz – O treinamento funcional nada mais é do que uma forma de exercício, baseado nos movimentos naturais do ser humano: Saltar, correr, agachar, puxar empurrar… Entre os principais benefícios estão: o aumento da força, da resistência cardiorrespiratória, melhora da agilidade, flexibilidade e equilíbrio.

AS – “Em fevereiro tem carnaval”, já dizia o poeta Jorge Ben Jor. Com isso, no mês de janeiro, dezenas de pessoas correm para as academias acreditando encontrar rapidamente o corpo “perfeito” para exibir nos dias de folia. É possível perceber mudanças satisfatórias  em tão pouco tempo?

AL – Sim e não. Quando a pessoa decide começar uma atividade física depois de um tempo sedentária, precisa passar por um período de adaptação. Esse período dura de 15 a 30 dias a depender da evolução dessa pessoa. Depois desse tempo começa-se gradativamente a pensar no objetivo específico de cada um. As primeiras semanas nota-se uma melhora da postura, da força e resistência e um discreto aumento da massa muscular. Então sim, é possível notar mudanças em um mês. Talvez não a mudança esperada para brincar o carnaval.

AS – Então existe um tempo hábil para começar a perceber mudanças em sua estrutura física?

AL – Depende muito de cada um. Existe um princípio do treinamento chamado Individualidade Biológica. Já vi pessoas perderem 10 kg em três meses, como já vi pessoas tendo mais dificuldade. Mas o principal ponto a ser esclarecido, é que não depende somente do treino para se alcançar resultados satisfatórios. Existe toda uma combinação de dieta, treino, descanso, e acima de tudo, a disciplina.

andre1

“Mas o principal ponto a ser esclarecido, é que não depende somente do treino para se alcançar resultados satisfatórios”, diz Personal. Foto: Andros Silva

AS – Com poucos meses treinando, algumas pessoas recorrem a produtos com substâncias a base de cafeína que estimulam o sistema nervoso central, favorecendo um maior fornecimento de energia para melhorar o seu rendimento nos treinamentos. Isso é aconselhável? Existe um melhor momento para usar esse tipo de substância? Ou deve ser evitado?

AL – Esse é um assunto muito delicado. É preciso ser muito cuidadoso na hora de escolher tanto o momento, quanto o produto a ser tomado. É preciso antes de tomar qualquer decisão procurar um nutricionista, que é o profissional mais indicado para conversar a respeito de suplementação. Depois de ser feita uma bateria de exames, se não houver nenhuma restrição física ele vai prescrever o suplemento mais adequado para cada um.

AS – Uma dúvida constante se dá na quantidade dos dias que se deve treinar. Existe um tempo mínimo para levar em consideração?

AL – Falando de uma maneira bem prática, existe um consenso dos especialistas de um mínimo de 150 min por semana de atividade moderada ou 75 minutos por semana de atividades de alta intensidade para manter uma boa qualidade de vida.

AS – Existe uma idade mínima ideal para iniciar na musculação?

AL –  Antes de responder a pergunta, precisamos saber: Para que objetivo? Antes de atingir a puberdade os hormônios das crianças estão em desenvolvimento, ainda amadurecendo, então o ganho de força, massa muscular, nessa época existe, porém será muito discreto. Além disso como a musculação se trata de um esporte muito “monótono” a possibilidade da criança ficar dispersa, perdida e, até mesmo desinteressada, no meio do salão é muito alto. Então se me perguntam se a criança pode treinar com 9 ou 10 anos eu digo que pode sim, porém existem opções de atividades que talvez prenderiam melhor a atenção e o interesse da criança.

“Existe um princípio do treinamento chamado Individualidade Biológica. Já vi pessoas perderem 10 kg em três meses, como já vi pessoas tendo mais dificuldade”

AS – Qual a importância dos exercícios físicos na terceira idade?

AL – São muitos os benefícios: Aumento da força e massa muscular são fatores importantes para esse público realizar atividades cotidianas que muitas vezes eles encontram dificuldades em realizar. Além disso, há melhora na flexibilidade, coordenação, equilíbrio, diminuição do risco de quedas e acidentes domésticos, melhora da auto-confiança e redução e manutenção do peso.

AS – A contratação de um personal para quem já regularmente frequenta uma academia, é necessário? Por que?

AL – Então, eu não diria necessário, porém eu diria que é um investimento muito válido. Existem muitos fatores que fazem a diferença na conquista dos resultados, como motivação, disciplina, frequência aos treinos, entre outros. Com um personal ao seu lado, tudo isso fica mais fácil. A melhora nos fatores: frequência, motivação e disciplina é algo concreto e comprovado. Além disso fica muito mais fácil também o aumento gradual no rendimento no treino. Isso sem contar no fator segurança, pelo fato de ter um profissional ao seu lado durante todo o treino, corrigindo a postura, a execução, estimulando a fazer mais e dar o seu melhor.

AS – Antes de começar a treinar, naturalmente as pessoas fazem visitas a várias academias, e como sempre acabam esbarrando na dúvida: Como identificar se a academia estar ou não em condições ideais para receber o futuro aluno?

AL – A primeira coisa a se fazer é procurar saber de quantos profissionais a academia dispõe para orientação dos treinamentos. Também é válido se informar sobre a qualidade desses profissionais, se eles se mostram solícitos e disponíveis para ajudar, tirar dúvidas, cuidar bem desse cliente. É importante, também, verificar a qualidade e a segurança dos equipamentos, a limpeza do ambiente e, acima de tudo, a qualidade do atendimento e do serviço prestado.

“Com um personal ao seu lado, tudo isso fica mais fácil. A melhora nos fatores: frequência, motivação e disciplina é algo concreto e comprovado”

AS – André, gostaria de agradecer por você ter atendido o nosso convite. Se quiser acrescentar algo que não falamos durante a nossa conversa e disponibilizar seus contatos, fique à vontade, o espaço é seu.

AL – Eu que agradeço a oportunidade, é um prazer para mim poder estar esclarecendo dúvidas a respeito desse assunto tão importante que é a prática de exercícios e os cuidados com a saúde. Sempre que precisar estou à disposição, atenciosamente.

Instagram: Prof.andre87
CREF: 004655\GPE

Créditos

Texto, fotos e entrevista: Andros Silva
Revisão e edição: Nizinha Lins

Agradecimentos

O Blog do Andros agradece a Gym Fit Academia, localizada em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, que cedeu seu espaço para a entrevista e sessão de fotos. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s