20/12/19 às 09:49 – Do Diario de Pernambuco 

20191219212058845558e
Foto: CPRH

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em parceria com a Polícia Civil, deflagrou quinta-feira (19) uma operação de combate a crimes e infrações ambientais na unidade de conservação Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Mata de Mussaíba, localizada no bairro de Cavaleiro. A unidade de conservação possui, aproximadamente, 270 hectares de vegetação de Mata Atlântica e está sendo desmatada.

Na operação, que recebeu o nome de Círculo Verde, foram lavrados 20 Autos de Infração, totalizando R$ 96 mil em multa. Um total de 19 construções ilegais deverão ser demolidas pelos autuados, que também terão a obrigação de recuperar a área degradada. Além do embargo das obras em, aproximadamente, sete hectares de área desmatada, foram apreendidas 43 ferramentas utilizadas nas infrações ambientais e uma ave silvestre, mantida irregularmente em cativeiro.

A operação recebeu o nome de Círculo Verde, em alusão ao mosaico de unidades de conservação localizado na região: Mata de Jangadinha, Mata de Mussaíba, Mata do Curado, Mata de São João da Várzea e Mata de Manassu. No total, são 788 hectares de áreas protegidas, administradas pela CPRH, em um raio de dois quilômetros. A equipe realizou diligências para o levantamento de informações e um sobrevoo de reconhecimento, o que possibilitou o estabelecimento da estratégia da Operação Círculo Verde.