BRK Ambiental apoia o projeto WIL Brasil Nordeste para estimular ideias inovadoras na gestão dos recursos hídricos

Evento realizado em Recife tem como objetivo desenvolver a liderança jovem e estimular projetos colaborativos

11/11/19 às 16:19 – Por Carolina Decresci para o Blog do Andros 

fot

Foto: Alcione Ferreira

São Paulo, novembro de 2019 – Maior empresa privada de saneamento básico do país, a BRK Ambiental está entre as empresas apoiadoras do WIL Brasil Nordeste, que será realizado entre os dias 9 e 16 de novembro, em Recife (PE).

Organizado pela ONG canadense Waterlution, a ação vai reunir 50 jovens com idades entre 18 e 35 anos (selecionados em julho deste ano) para uma imersão, composta por oficinas e visitas de campo, com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para os desafios da e do saneamento básico no país.

Os participantes, chamados de WILers, vão debater temas como: reaproximação da população com as águas; acesso à água e saneamento e segurança hídrica; água e saúde – doenças de veiculação hídrica; águas costeiras e mudanças climáticas; sistemas de baixo custo – reuso e saneamento; economia circular e aplicações com recursos hídricos; e os impactos da indústria na água – gestão e potencial.

“Temos a missão de tornar o saneamento básico acessível para todos, por isso apoiamos projetos que estejam alinhados ao nosso propósito. O nosso compromisso é investir em iniciativas capazes de entregar um serviço com mais agilidade, eficiência e com um menor custo operacional”, reforça Carlos Almiro de Magalhães Melo, gerente de sustentabilidade da BRK Ambiental e mentor do projeto.

Parceira do WIL Brasil desde 2017, a BRK Ambiental contará com quatro profissionais como mentores do projeto: Wilson Luiz Bombo Junior, gerente de coleta; Roberto Porto, coordenador de tecnologia e processos (ambos de Pernambuco); Carlos Almiro de Magalhães Melo, gerente de sustentabilidade; e Giancarlo Ronconi, diretor de tecnologia.

Uma das iniciativas promovidas pelo WIL Brasil Nordeste e que conta com o apoio da BRK Ambiental é a visita à Estação de Tratamento de Esgoto Janga, localizada no município de Paulista. Na unidade, os participantes vão conhecer o dia a dia operacional, onde são coletados e tratados mais de 30 mi de litros de esgoto por dia, beneficiando, aproximadamente, 260 mil pessoas. Além disso, os WILers vão visitar também as obras promovidas pela concessionária, realizadas com o objetivo de ampliar a cobertura de esgoto na Região Metropolitana de Recife de 39% para 90% nos próximos 18 anos, garantindo 100% de tratamento de todo o efluente coletado na área atendida.

Ao final do evento, os melhores projetos serão selecionados para receber apoio financeiro de até R$ 10 mil de seed funding (financiamento inicial) para, junto aos mentores, colocar em prática o piloto ou a prototipagem das inovações colaborativas. Entre os investimentos já confirmados, estão os aportes em iniciativas que contemplem a economia circular e o potencial dos resíduos do sistema de tratamento de esgoto; e a aplicação da tecnologia da informação (Big Data, IA, Blockchain e GIS) para melhorar o acesso do público à água e ao saneamento básico.

Sobre a BRK Ambiental

A BRK Ambiental é a maior empresa privada de saneamento do país, a companhia está presente em 185 municípios brasileiros, beneficiando a vida de 15 milhões de pessoas. Parte integrante da Brookfield, empresa canadense que chegou ao Brasil em 1899 e investe e administra ativos em mais de 30 países, a BRK Ambiental ainda tem o FI FGTS como parceiro e reforça a tradição de seus sócios em contribuir com o desenvolvimento econômico e social, investindo num setor importante para o futuro do país e da qualidade de vida de milhões de brasileiros.

Em Pernambuco, a BRK Ambiental está presente na Região Metropolitana do Recife (RMR) desde 2013, numa parceria público-privada com a Compesa. O objetivo do projeto é a universalização dos serviços de esgoto em todas as 15 cidades da RMR.

Sobre a Waterlution e o Water Innovation Lab

 A Waterlution é uma organização canadense sem fins lucrativos com 15 anos de experiência, que facilita o diálogo com diferentes atores no âmbito da água e capacita jovens líderes no setor de recursos hídricos. Isso se torna evidente em nossos workshops canadenses e internacionais, eventos de hub e Laboratórios de Inovação da Água. Desde a primeira edição do WIL (WIL – Water Innovation Lab, na sigla em inglês) em 2010, já foram realizadas 12 edições do Laboratório de Inovação da Água ao redor do mundo em 8 países: 4 edições no Canadá, 2 no Brasil, e 1 na Escócia, Índia, Holanda, Portugal, Líbano e México – totalizando no programa WILGlobal, mais de 700 jovens criando mais de 70 projetos com o apoio de mais de 150 parceiros.  Além do programa WIL, os métodos de treinamento e facilitação da Waterlution e seus outros programas já envolveram mais de 7000+ participantes com as habilidades transformadoras necessárias para se tornarem líderes no futuro da água.

Esta entrada foi postada em Recife.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s