A falta que faz, o “Comunidade que faz”

07/11/19 às 14:55 – Por Andros Silva 

dscf0520p

Trecho da Rua Nova destruído. Foto: Cortesia

O “Comunidade que faz” foi um projeto elaborado na gestão do ex-prefeito Elias Gomes. Com ele, algumas ruas de Jaboatão, foram calçadas. A prefeitura fornecia os equipamentos, materiais e instruções técnicas para moradores das comunidades. Em troca, a população entrava com a mão de obra. No governo Anderson Ferreira, o programa entrou em extinção, deixando moradores de pequenas vias, sem assistência, como é o caso da Rua Nova, na esquecida Segunda Etapa do Loteamento Duas Unas, Santo Aleixo. Com um trecho quase que intransitável, os moradores adorariam receber ao menos pó de asfalto, tapando os buracos para passar de forma mais confortável com seus carros. Anderson aboliu a ideia da gestão passada, mas não criou nada melhor para substituir.

carlosp

José Carlos Campos. Foto: Andros Silva

Disse o engenheiro… Em entrevista a este Blog, publicada no mês de julho deste ano, na coluna da querida Sidha Moitinho, o engenheiro e atual Assessor Especial de gabinete de Anderson Ferreira, José Carlos Campos, falou sobre o assunto. Ele disse que o programa “Comunidade que faz”,  “não funcionou direito porque a comunidade não tomava conta do material, se gastava o dobro de recursos, tinham muitos serviços que demoravam demais, porque as pessoas não tinham hora para pegar”.

Vereadores sanguessugas… Em outro momento, Campos contou que “os vereadores começaram a se apoderar do projeto dizendo que eles que estavam fazendo.” No velho e já conhecido efeito sanguessuga, quando membros do Legislativo se dizem responsáveis por serviços da esfera do Poder Executivo… Isso acontece com mais frequência do que se imagina, em nossa terrinha!

Opinião breve… Até concordo em partes com a fala de Campos, mas atualmente, com o aval do próprio prefeito, os vereadores de sua base fazem uma espécie de nova versão do “Comunidade que faz”, bem piorada, é claro. A diferença é que, antes, com Elias, a coisa funcionava em todo território jaboatonense e atualmente, apenas nos redutos eleitorais de cada vereador. Como o Loteamento Duas Unas, no bairro de Santo Aleixo não conta com a atenção de nenhum edil, Anderson seguirá pouco se importando com a área e os moradores terão que de fato fazer a sua própria versão da saudosa ideia executada na gestão Gomes, porém com mão de obra e o agravante dos recursos próprios. Foi triste! É por essas e outras que faz falta e muito, o “Comunidade que faz”.

DSCF0518p

A cada dia a Rua Nova ganha mais e mais buracos. Foto: Cortesia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s