“Envelhecimento ativo e saudável”

25/09/19 às 10:34 – Por Elexsandro Araújo / Colunista Blog do Andros 

81390_800

“Envelhecer de forma ativa e saudável, é entender que há uma relação importante entre:
Bem-estar físico, Emocional e Social”. Imagem: Shutterstock

Envelhecer é passar por um processo de mudanças biológicas, que provocam diminuição orgânica, funcional. Não necessariamente por uma causa  patológica (doença), mas, por fazer parte de um processo natural e inevitável. Quando falamos de envelhecimento, precisamos associar a qualidade de vida. O termo qualidade de vida está relacionado com características dos ambientes social e físico, assim como da saúde e estado interno dos indivíduos.

O medo e a dificuldade de aceitação frente a esse processo, são realidades latentes para muitos idosos. Perceber-se diferente, sem a aparência de antes, sem a funcionalidade a qual já não apresenta tanto vigor. Mas, o que percebemos é uma geração de idosos presos a essas condições e, com isso, não conseguem vislumbrar uma nova forma de se perceber. Muitas pessoas que chegam a essa fase, tem a consciência do quanto é importante cuidar-se, outras, não. Alguns questionamentos são frequentes no dia-a-dia:

  • Será que só devo cuidar da saúde quando chegar no processo de envelhecimento? Não. Precisamos desenvolver bons hábitos de vida para um presente e um futuro saudável.
  • Será que o fato de não ter me cuidado antes de chegar a esse processo, me impossibilita de procurar novas formas que somem a minha saúde? Não. Com certeza deve procurar meios que venham promover melhor qualidade de vida.
di

“A fisioterapia atua diretamente no processo de envelhecimento. Seja na promoção de saúde, na reabilitação”. Foto: Divulgação

Há pessoas que durante o processo de envelhecimento não apresentam condições clínicas alteradas, ou seja, não apresentam quadro de doença. Mas, existem outras que, sim. Cada idoso tem a sua especificidade, para cada particularidade, um tratamento direcionado. A fisioterapia atua diretamente no processo de envelhecimento. Seja na promoção de saúde, na reabilitação. Os exercícios prescritos e devidamente realizados com a supervisão do Fisioterapeuta, promove maior qualidade de vida. Alguns dos aspectos comuns durante o processo de envelhecimento são a perda de massa óssea, massa muscular, com isso, perda de força e resistência, dificuldade para andar, alteração do equilíbrio, dificuldade para realizar atividades de vida diária. Todas essas alterações facilitam o risco de quedas, o que é bastante comum nessa fase. Por isso, a fisioterapia torna-se indispensável para minimizar os riscos e proporcionar qualidade de vida ao paciente idoso.

Envelhecer de forma ativa e saudável, é entender que há uma relação importante entre: Bem-estar físico – Emocional – Social.

Fatores importantes que influenciam diretamente. O indivíduo idoso precisa ter/buscar uma boa condição física, precisa ter/buscar um equilíbrio emocional e precisa buscar um convívio social. Torna-se participativo enquanto sociedade, enquanto ser humano que possui suas habilidade e capacidades. Envelhecer não precisa ser visto como algo ruim ou pouco desejável. Envelhecer é parte de uma fase incrível da vida de um ser humano. Fase que transforma não só a própria história, mas, às de quem por perto se encontram. Envelhecer com qualidade de vida é um direito de todos!

epDr. Elexsandro Araújo é fisioterapeuta, especialista em Gerontologia, diretor da EA Terapias Integradas, escritor, professor e palestrante.

Contato: elexsandroaraujo@outlook.com
Instagram: @elexsandroaraujo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s