Sonora Brasil chega à Região Metropolitana do Recife

Com o tema “A Música dos Povos Originários do Brasil”, o projeto do Sesc aporta em São Lourenço da Mata, Goiana e Jaboatão dos Guararapes. As programações são gratuitas

12/09/19 às 14:32 – Dupla/Blog do Andros 

g

Grupo Wiyae. Foto: Evelson de Freitas

Até o dia 15 deste mês, a 22ª edição do Sonora Brasil, do Sesc, estará sendo realizada na Região Metropolitana do Recife (RMR).  Com o tema “A Música dos Povos Originários do Brasil”, o projeto conta com programações gratuitas e percorrerá os municípios de Goiana, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes. O Grupo Wiyae (AM/SP/MA) é a principal atração nas três cidades, que também terão oficinas e exposição de utensílios.

O Sesc Ler São Lourenço da Mata recebe o projeto na cidade nos próximos dois dias. Nesta sexta-feira (13/09), a unidade oferece exposição de acessórios e contação de histórias do Povo Xukuru (PE). No sábado (14/09), haverá oficinas com a musicista Magda Pucci e a cantora indígena Djuena Tikuno (AM), a partir das 13h.  A apresentação musical ainda contará com Djuena e o Grupo Wiyae, às 17h.

Em Goiana, as atividades ocorrem nesta sexta-feira (13/09), na unidade do Sesc Ler. A programação começa às 13h30, com a oficina “Cantos da Floresta”, ministrada por Magda Pucci. Às 17h, será a vez da roda de conversa “A Música dos Povos Originários do Brasil”, com a Tribo de Índios Águia Negra (PE), que irá se apresentar às 19h, e o Grupo Wiyae, cuja apresentação acontece às 20h.  A noite ainda conta com a exibição do curta “Fantasia do Índio”, de Manuela Andrade.

No último dia do Sonora Brasil na RMR, domingo (15/09), a programação ocorre no Terreiro Ilê Axé Xangô, no bairro de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes.  A atração escolhida foi o grupo Wiyae, que irá se apresentar às 15h30.

Sonora Brasil – considerado o maior projeto de circulação musical do país, o Sonora tem como objetivo desenvolver programações que se comuniquem com a história da música no Brasil, permitindo assim o contato da população com a diversidade da música brasileira. O projeto já alcançou 750 mil pessoas. Desde sua criação foram realizados 6.098 concertos com 85 grupos, percorrendo 150 cidades. Nesta edição, o circuito reunirá 63 artistas dos dois temas, que farão 350 apresentações em 97 cidades. O tema “Líricas Femininas” circulará pelas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, enquanto “A Música dos Povos Originários do Brasil” seguirá pelas regiões Norte e Nordeste. Em 2020 os grupos invertem as regiões fazendo com que todos circulem por todo o país.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Programação

 São Lourenço da Mata

13/09 | 10h e as 15h – Vivência em Contação de histórias: Povo Xukuru

Exposição de acessórios e utensílios Xukuru

14/09 | 13h – Oficina: Cantos da floresta – uma aproximação com o universo sonoro indígena brasileiro.

 14h – Oficina: Os cantos que acalentam os encantados e os instrumentos sagrados.

 17h – Djuena Tikuna (AM) e Grupo Wiyae (AM/SP/MA)

Local: Sesc Ler São Lourenço da Mata (Rua das Pêras, 56. Tiúma)

Informações: (81) 3525-9033

Goiana

13/09 | 13h30 – Oficina Cantos da Floresta, com Magda Pucci

17h – Roda de conversa “A Música dos Povos Originários do Brasil”, com a Tribo de Índios Águia Negra e o Grupo WIYAÉ. Mediação de Zinho Alafia.

18h – Exibição do curta “Fantasia de Índio”, de Manuela Andrade

19h – Apresentação da Tribo de Índios Águia Negra (PE)

20h – Apresentação do Grupo Wiyae

Local: Sesc Ler Goiana (Rua do Arame, s/n. Centro)

Informações: (81) 3626.5961

Jaboatão dos Guararapes

15/09 | 15h30 – Apresentação do Grupo Wiyae

Local: Terreiro Ilê Axé Xangô (Rua Granito, 761 – Cajueiro Seco, Jaboatão dos Guararapes)

Informações: (81) 3462.5340

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s