Na dança dos ratos

03/09/19 às 14:49 – Por Sidha Moitinho / Colunista Blog do Andros

rato-olhos-20120527-original1

Créditos: MPI for Biological Cybernetics/Kerr

O tema abordado, infelizmente, não é o resultado da inspiração de uma boa notícia, no entanto pode trazer uma boa informação para deixar nossos leitores, prevenidos e atentos a fim de evitar a possibilidade de uma eventual  fatalidade advinda da praga dos ratos. Atitudes prudentes podem neutralizar um mal maior e salvar vidas. Recebi uma notícia que me deixou triste! Um jovem da comunidade Santa Felicidade, Candeias, após limpar sua caixa de som, onde encontrou um rato morto, foi infectado por uma das doenças transmitidas pelo rato.

Lembro-me de que alguns anos atrás, outro rapaz na mesma vizinhança fora contaminado pela leptospirose, mas graça a Deus o Senhor o livrou da morte, como assim creio que a este o Senhor Deus, também livrará em nome do Maravilhoso Jesus. Neneu, como é conhecido se encontra na UTI. Queridas e queridos leitores, não ignorem ou minimizem a ameaça das moléstias causadas pelos ratos, eles são transmissores de cerca de 30 doenças. O rato é um inimigo, ainda que aparentemente seja um bichinho de corpinho delicado e carinha mimosa. Infelizmente este roedor tem em seu organismo um arsenal de morte contra qualquer um que o subestime se expondo a ele, sem as precauções necessárias.

Tenha cuidado ao fazer limpeza em locais que tenham ratos vivos ou mortos, eles são perigosos de qualquer jeito. Para fazer limpeza onde tenha ratos ou remover os mortos, use luvas ou uma proteção com sacolas plásticas, máscara ou pano em volta do rosto, mantenha os pés calçados. Existe no mercado algumas formas para acabar com os ratos, como ratoeiras tradicionais, desratização, criar gatos, entre outros… Em minha opinião as gatas (fêmeas) são as melhores matadoras de rato do mundo. Faça sua opção!

Vamos aproveitar a oportunidade para pedir ao nosso prefeito, o senhor Anderson Ferreira, para que tome medidas de combate a infestação de ratos em nosso município, com a devida urgência que merecemos ter a nossa saúde protegida pelo município. O prefeito pode alegar que não prometeu matar ratos, como não prometeu calçar ruas, abri creches, melhorar a segurança etc. Mas com certeza tem obrigação de cuidar da saúde, da infraestrutura, do saneamento, como todo o restante das obrigações que seu cargo de prefeito exige.

Em 2016 Pernambuco teve cerca de quase 500 casos de leptospirose com 14 mortes, em 2017, 464 casos, 13 pessoas foram a óbito. OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que a média em uma cidade é,  4 a 6 ratos por habitantes. Os ratos podem transmitir cerca de 30 doenças. Entre as mais comuns estão a leptospirose, as hantaviroses e a peste. Vamos falar um pouquinho dessas doenças:

Febre da mordida de rato

Esta doença pode ser transmitida através de uma mordida, arranhão ou contato com um rato morto.

Salmonelas

Consumir alimentos ou água contaminados por bactérias de fezes de ratos pode causar a doença.

Leptospirose

Esta é uma doença bacteriana que pode ser transmitida ao entrar em contato com água infectada ou através de reservatórios contaminados.

Hantavírus

Doença viral transmitida por ratos, pode contaminar por inalação de poeira contaminada com urina ou excremento de rato, contato direto com fezes ou com a urina ou pela mordida de roedor.

Salmonelose

Consumir alimentos ou água contaminados por bactérias de fezes de ratos pode causar a doença.

https://rotauniprag.com.br/blog/doenca-causada-por-ratos-em-pernambuco/

https://kelldrin.com.br/roedores/ratos-doencas-transmitidas-e-cuidados/

siSidha Moitinho é uma baiana que cresceu em Brasília, apaixonada por Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes há mais de 18 anos, cidade que ama e pela qual luta. É comunicadora social, bacharel em teologia, pastora, cineasta, coordenadora literária e escritora. Sidha ama escrever para crianças, atualmente vem promovendo seu conto infantil ‘Paulinho e o Vento’.

Contato: sidha.moitinho@gmail.com

Um comentário em “Na dança dos ratos

  1. Sandra Helena Queiroz Da Silva disse:

    Eita!😯
    Foi o sobrinho do porteiro do Jardim Piedade.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s