Nosso nariz Vermelho

26/08/19 às 12:35 –  Por Sidha Moitinho / Colunista Blog do Andros

palhaco-de-nariz-vermelho

Foto: Reprodução/Imagenswiki.com

Pergunto-me quais são os critérios de avaliação da ONU? Se houvesse uma avaliação sobre a realidade da cidade de Jaboatão dos Guararapes, com certeza iríamos ganhar muitas medalhas. Iríamos ser recordistas nas medalhas de lata, como uma das piores cidades do mundo em infraestrutura… Sei que a culpa do passado não é do prefeito atual, mas ele também não está dando a importância devida aos problemas recorrentes.

A velha política de alguns benefícios no ano da eleição. Eita! Coisa sem jeito!! A guerra de egos é uma das piores coisas da política em qualquer lugar do mundo, assim como a centralização, é desastrosa para qualquer tipo de liderança. Vamos ver algumas coisas da nossa lista deprimente de “coisinhas” que engolimos a seco no nosso amado velho  Jaboatão, que de novo não tem quase nada! Lembremos-nos de que a nossa arrecadação faz inveja a algumas capitais do Brasil.

A feira permanente de Prazeres, nos dar náuseas, além do odor intragável, um canal de esgoto corre nas estreitas passagem para o público… Ruas esburacadas o ano inteiro, buracos tão grandes que podem engoli uns dois elefantes. Próximo a minha casa tem um Posto de Saúde, que antes de ser inaugurado, já se encontra abandonado, com o muro servindo para mictório. Estão implantando rede de tratamento de esgoto em Candeias e Piedade, a princípio é uma coisa boa, porém, sem critério nenhum de organização, abrem mais de mil buracos ao mesmo tempo e, o asfalto que já é um lixo, está sendo  deixado para trás pior do que antes.

Que se dane a população, né? Só servimos para votar?! Vivemos em uma cidade desmoralizada… Onde foi parar o respeito com nosso voto? Afinal, de quem é a culpa para tanto descaso? Não é do cidadão! Ainda que muitos não valorizem seus votos, nós os quase surtados, palhaços desse circo sem lonas… Existimos e exigimos mudanças reais! As delegacias sucateadas… Lama por todo lado… Animais abandonados e, outros maus tratados… Filas para marcar consultas, e até para tirar sangue…  Não existe saúde bucal, e nem local de internação durante surto psicóticos.

Eu já presenciei mãe com duas filhas surtadas ao mesmo tempo com a mão na cabeça sem ter para onde ir. Os canais destruídos, esgoto transbordando, invadindo as casas… Muriçocas a nos comer vivos, ratos correndo livres, caramujos transmissores de doenças andam por aí, eu mesma já gastei quilos de sal para combatê-los… A lista é muito maior, mas já dá pra gente chorar um bocado! Se a ONU concluiu que um ato único e isolado merece prêmio em detrimento a todas essas coisas entre outras mil piores…  Então de fato temos que subir ao pódio com nosso prefeito e aproveitar para dividir o prêmio com todos os outros gestores do passado, que por aqui já deixaram seu selo-Desamor, descompromisso, desrespeito com o cidadão jaboatonense.

Resta-nos pedir a Deus misericórdia para que o eleitor mostre que amadureceu e que não aceita mais ser usado como manada. Somos nordestinos com muito orgulho, mas parece que nas urnas votamos como tolos! Um turista vai para o sul, diz que encontrou o paraíso, quem vem para Jaboatão dos Guararapes, pensa que está trafegando dentro de um grande chiqueiro.

No bem dos justos exulta a cidade; e perecendo os ímpios, há júbilo. Pela bênção dos homens de bem a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derrubada. Provérbios 11:10,11

siSidha Moitinho é uma baiana que cresceu em Brasília, apaixonada por Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes há mais de 18 anos, cidade que ama e pela qual luta. É comunicadora social, bacharel em teologia, pastora, cineasta, coordenadora literária e escritora. Sidha ama escrever para crianças, atualmente vem promovendo seu conto infantil ‘Paulinho e o Vento’.

Contato: sidha.moitinho@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s