JABOATÃO: Na Semana Nacional de Aprendizagem, egressa da Funase fala de experiências positivas no mercado de trabalho

Histórias de superação foram expostas em audiência pública, que teve a participação do Governo de Pernambuco. Programa Vida Aprendiz, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, tem obtido resultados exitosos na oferta de apoio

23/08/19 às 10:18 – Da assessoria para o Blog do Andros 

re

Divulgação

O Governo de Pernambuco está participando de ações alusivas à Semana Nacional de Aprendizagem. Na quinta-feira (22), o tema foi discutido durante uma audiência pública em Jaboatão dos Guararapes e teve como destaques depoimentos de jovens que estão tendo vidas transformadas por oportunidades de trabalho. Uma dessas pessoas é a ex-socioeducanda M.J.S., de 19 anos, que, no período em que ficou na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase), encontrou apoio para seguir em frente. Atualmente, ela é acompanhada pelo Programa Vida Aprendiz, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), por meio do qual, já como egressa do sistema socioeducativo, foi inserida no Programa Jovem Aprendiz.

“Eu sou uma menina que não tive muita escolha na vida, mas tenho uma família digna e humilde. Passei pelo sistema fechado, consegui cumprir a minha medida socioeducativa e hoje estou livre. Trabalho pela manhã como jovem aprendiz, estou fazendo o curso de Assistente Administrativo. Faço estágio à tarde e estudo à noite”, declarou M.J.S., que foi convidada a falar sobre suas experiências de vida para um auditório lotado durante a audiência pública. “Levo comigo uma frase pra toda minha vida: lutar sempre, vencer talvez e desistir nunca. Só tenho a agradecer a todo mundo que está me ajudando a dar esses passos”, completou.

m

Divulgação

O evento, que ocorreu na Faculdade dos Guararapes, foi promovido pelo Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), pela Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Qualificação, pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6). Na última quarta-feira (21), outro encontro, uma reunião itinerante do Fórum Pernambucano de Aprendizagem Profissional (Forap), em Olinda, também contou com a participação de gestores públicos e de representantes de instituições ligadas à defesa da aprendizagem. Na ocasião, o secretário executivo de Políticas para Criança e Juventude de Pernambuco, Félix Aureliano, falou sobre os esforços governamentais com o intuito de garantir ações a esse público.

O objetivo da Semana Nacional de Aprendizagem é sensibilizar empresas sobre a Lei Federal nº 10.097/00, que determina a instituições de médio e grande porte que de 5% a 15% de seu quadro de pessoal tenham aprendizes. A legislação contempla adolescentes e jovens com idades entre 14 e 24 anos, que têm que estar estudando. “A inserção em oportunidades do Jovem Aprendiz é um apoio importante para reduzir a vulnerabilidade social, inclusive de egressos da Funase. O esforço que é feito na secretaria, atendendo a esse público do sistema socioeducativo, tem mostrado resultados e, em articulação com outros órgãos, vislumbramos um horizonte ainda mais positivo”, afirmou a gerente geral do Sistema Socioeducativo da SDSCJ, Suelly Cysneiros.

De 2016 a 2018, 617 egressos da Funase foram inscritos no Programa Vida Aprendiz, da SDSCJ. Desse total, 133 foram inseridos como aprendizes em instituições públicas e privadas. Além disso, o projeto firmou 18 parcerias com instituições privadas e 11 com instituições públicas. Nesse período, apenas 1,1% dos ex-socioeducandos atendidos pela iniciativa reincidiu em atos infracionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s