Colmeia Comunidade abre inscrições para cursos de capacitação em São Lourenço da Mata

Projeto do Sesc promoverá diversas oficinas como doceria, grafitagem e manutenção de ar condicionado. Além de um mutirão de serviços de saúde e cidadania e casamento comunitário. Tudo gratuito

20/08/19 às 15:40 Da assessoria para o Blog do Andros 

co

Foto: Diego Luiz

Moradores de São Lourenço da Mata e de municípios vizinhos já podem ser inscrever gratuitamente para as capacitações ofertadas pelo Colmeia Comunidade, do Sesc. Há opções nas áreas de gastronomia, saúde, imagem de pessoas, comportamento, sustentabilidade, entre outras. As capacitações ocorrem no Sesc Ler da cidade e na Escola Municipal Ministro Apolônio Sales, nos dias 28 e 29 de agosto, das 9h às 17h. Os interessados podem se inscrever em uma das mais de 900 vagas até esta sexta-feira (23/8), das 8h às 17h, na escola que receberá as aulas.

Na quarta-feira (28/8), os cursos disponíveis são doceria gourmet, depilação em linha, automaquiagem, motivação, horta, primeiros socorros, produção de lambedor natural e aproveitamento integral dos alimentos. Além desses, haverá as oficinas de arte em pneus, reciclagem com jeans, grafitagem, manutenção em ar condicionado e em fogão.

As opções da quinta-feira (29/8) são confeitaria, decoração nas frutas, artesanato em feltro, grafitagem, gambiologia, conectividade, combate ao bullying, comportamento em entrevista de emprego, cuidador de idoso e instrumentos musicais com reúso de matéria-prima. As gestantes terão atenção diferenciada no Colmeia Comunidade e poderão participar, nos dois dias, de um curso com duração de 8 horas sobre os cuidados com a saúde do bebê e da família, técnicas de ofurô e arte gestacional. As aulas serão realizadas na Escola Municipal Ministro Apolônio Sales, exceto as de grafitagem e de horta que acontecem no Sesc Ler São Lourenço da Mata.

“É a primeira vez que levamos para São Lourenço esse novo formato, que pretende oferecer mais que serviços pontuais. Promovemos ações que tenham perenidade a partir do conhecimento difundido”, explica Elisabete Lacerda, coordenadora da iniciativa em Pernambuco. No último dia do projeto, na sexta-feira (30/08), a unidade vai receber toda a comunidade para um grande mutirão de serviços. Serão três polos.

No Polo Saúde, será oferecido exame citológico, mamografia e atendimentos médicos – clínico, pediátrico, dermatológico e nutricional -, além de testes rápidos de glicemia, de HIV, de sífilis e de hepatite. Também vai haver aferição de pressão arterial, avaliação funcional e nutricional, refração oftálmica, higiene bucal, tipagem sanguínea e vacinação, além de orientações sobre tuberculose e hanseníase.

Já no Polo Cidadania, haverá emissão de segunda via do RG, com distribuição de 150 fichas, do CPF e certidões de nascimento, casamento e óbito. No espaço, o público vai poder fazer o cartão de usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), Cadastro Único, Defensoria Pública da União, com a presença de promotores de justiça que darão entrada as demandas do cliente, alerta celular e casamento comunitário. O local ainda contará com uma sala do empreendedor, que vai formalizar microempreendedores individuais. Enquanto no Polo Bem-estar, haverá alongamentos, aulas de dança, cortejo cultural, corte de cabelo, barbearia, Esmaltação, higienização da pele e massoterapia.

Casamento – Um dos destaques desta edição será a realização de um casamento comunitário para 50 casais. A cerimônia está prevista para outubro, no Sesc, e os interessados em oficializar o relacionamento devem comparecer na Escola Municipal Ministro Apolônio Sales, na sexta-feira (30/8), das 8 às 16h.

Para dar entrada no processo, os noivos devem apresentar certidão de nascimento ou casamento com averbação e cópia da sentença de mandado de divórcio da relação anterior, caso ambos, ou um deles, sejam divorciados; certidão de união estável, se tiver; originais e cópias de RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência. É preciso informar ainda dados dos pais dos noivos, como nome completo, data de nascimento, idade, escolaridade, naturalidade, profissão e endereço. Além disso, são necessários os originais de RG, CPF e comprovante de residência das duas testemunhas.

Sesc – O Serviço Social do Comércio (Sesc) foi criado em 1946. Em Pernambuco, iniciou suas atividades em 1947. Oferece para os funcionários do comércio de bens, serviços e turismo, bem como para o público geral, a preços módicos ou gratuitamente, atividades nas áreas de educação, saúde, cultura, recreação, esporte, turismo e assistência social. Atualmente, existem 20 unidades do Sesc do Litoral ao Sertão do estado, incluindo dois hotéis, em Garanhuns e Triunfo. Essas unidades dispõem de escolas, equipamentos culturais (como teatros e galerias de arte), restaurantes, academias, quadras poliesportivas, campos de futebol, entre outros espaços e projetos. Para conhecer cada unidade, os projetos ou acessar a programação do mês do Sesc em Pernambuco, basta acessar www.sescpe.org.br.

Serviço – Colmeia Comunidade

Data: 28 e 29 de agosto (cursos)

30 de agosto (mutirão e casamento comunitário)

Cursos: Sesc Ler São Lourenço da Mata, Rua das Pêras, 56, Tiuma;

Escola Municipal Ministro Apolônio Sales, Av. Oito de Maio, 38 – Chã da Tábua/Centro.

Mutirão: Sesc Ler São Lourenço da Mata

Entrada gratuita

Informações: (81) 3525-9033

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s