Complicações do sarampo podem levar à cegueira

A conjuntivite é um dos sinais mais frequentes da doença

14/08/19 às 12:34 – Multi/Blog do Andros 

AV

Oftalmologista Alexandre Ventura. Foto: Divulgação

Algumas regiões do Brasil têm sofrido com o surto de sarampo nos meses de julho e agosto. Em Pernambuco, apesar das nove suspeitas, nenhum caso ainda foi confirmado, mas o alerta está ligado no Estado. Um dos primeiros sintomas da doença é a conjuntivite, deixando os olhos bem avermelhados e com a possibilidade de infecção, de acordo com o oftalmologista Alexandre Ventura, do Instituto de Olhos Fernando Ventura.

O médico reforça que uma simples vacina contra o sarampo pode evitar todo esse transtorno. Porém, caso a pessoa seja contaminada e não se trate, pode ocorrer problemas graves com a saúde dos olhos. É importante alertar que, caso ocorra essas alterações na vista, um oftalmologista deve ser procurado.

“A maioria dos pacientes com sarampo vai ter conjuntivite. Parece um estado gripal, de coriza, congestão nasal. Se não tratar adequadamente, a conjuntivite pode gerar uma ceratite, como se fosse um cisco no olho, uma córnea arranhada”, disse Alexandre Ventura, que acrescentou.

“A pessoa com sarampo vai ter fotofobia, não vai conseguir ficar com os olhos abertos no sol. Antigamente, quem se tratava da doença ficava em um quarto escuro. Essa ceratite pode evoluir para uma úlcera, causando cicatrizes na córnea, consequentemente com baixa de visão acentuada. Nos casos mais graves, quando o paciente tem uma má nutrição acentuada, pode ter casos de encefalopatia, levando a retinopatia e neurite óptica, causando a cegueira definitiva”, explicou o oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura.

Sarampo em PE

Diante do surto ativo no país, o Estado permanece com o alerta reforçado para que a população procure as unidades de saúde para realizar a imunização. Entretanto, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) ressalta que a vacinação faz parte da rotina básica e não há, como boatos na internet tentam espalhar, uma campanha de vacinação vigente.

Esta entrada foi postada em Saúde.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s