Quais são as Políticas Públicas do Município para os Animais?

09/08/19 às 10:48 –  Por Sidha Moitinho / Colunista Blog do Andros

pombos

Os pombos são uma praga na cidade de Jaboatão. A bactéria presente nas fezes destas aves matam cruelmente suas vítimas. Foto: Sidha Moitinho

 Teoricamente tudo na vida é tão bonito, tão simples… Como canta Toquinho em Aquarela, música que, aliás, eu amo… “Numa folha qualquer eu desenho um sol amarelo, e com cinco ou seis retas é tão fácil fazer um castelo…”

Na prática, as coisas nunca são feitas como descritas no papel… E quando se trata da gestão da cidade de Jaboatão dos Guararapes… Aí a coisa fica muito feia!!! Os projetos acabam bolorentos e a vida continua amargando o gosto do fel não só para os ilustres cidadãos, mas também para os milhares de animais. Aprendi com meu pai a amar e a cuidar dos bichinhos… Lembro-me do nome do primeiro cachorro que conheci, quando me entendi por gente…”Veludo.”  O Rei Salomão escreveu: “Os bons cuidam bem dos seus animais, mas os maus é cruel.”  provérbios 12:10:      

Quando os perversos maltratam seus animais ou os abandonam, é obrigação do município exercer o papel de cuidador destas criaturas indefesas. E se o Poder Público não cumpre bem com suas responsabilidades ou apenas finge fazer alguma coisa contando historinhas pra boi dormir, a população está exposta a sérios problemas de saúde, como riscos do contágio de doenças fatais, como a raiva, transmitida por cães e gatos não vacinados.

Pesquisei e encontrei algumas coisas interessantes que nossa prefeitura diz fazer no cuidado, proteção e controle de reprodução dos bichinhos, tratados pior do que bandidos… Até acredito que façam alguma coisa em algum nível, mas não com a eficiência necessária que exige a questão. Os pombos são uma praga na cidade de Jaboatão. A bactéria presente nas fezes destas aves matam cruelmente suas vítimas.

dupla

Foto: Sidha Moitinho

Detectei por exemplo, que não existe informações claras e diretas  para a população sobre os programas que estão em funcionamento. Essas ações precisam ser divulgadas nos jornais televisivos, rádios, carros de som ou até naquelas bicicletas de som. Poderiam pelo menos divulgar nas escolas informando a data e o local onde ocorrerão as ações. Os assessores do prefeito podem nos dizer: “Existe informações nos sites da prefeitura.” Sim! É uma coisa boa, claro! Entretanto, a equipe da assessoria de imprensa da prefeitura tem que entender que a população mais carente, por causa da própria estrutura, na base da pirâmide social, não tem condições e nem conhecimento para  fazer pesquisas em internet buscando ajuda para animal. Elas sabem quanto é difícil que cuidem de gente, quanto mais não será para cuidar de animais? É justamente para esta camada da população, que as informações precisam chegar de modo direto. Afinal não é para ela que os programas sociais são criados? Lixo, animais e gente se misturam em toda Jaboatão dos Guararapes!

Gostaria de ajudar nossos leitores divulgando algumas informações colhidas do site da prefeitura referentes aos programas voltados para os animais.

Programa Bem Estar Animal – Passeio Limpo: As Avenida Bernardo Vieira de Melo e Avenida Beira Mar, contam com 100 pontos de distribuição de saquinhos biodegradáveis. Infelizmente o animal abandonado não sabe usar o saquinho!

Segundo o gerente da Semag, Bruno Lavareda, todos os dias, os fiscais reabastecem os pontos de coleta. E aí pessoas queridas, este programa está funcionando direitinho?

As Secretarias Municipais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, reforçaram o serviço de recolhimento de animais soltos nas vias públicas. Captura de cavalos, bois, vacas e burros, abandonados nas ruas da cidade. Os porcos não entraram na lista! Esqueceram das vias secundárias onde os animais desfilam noite e dia.

porco

Foto: Sidha Moitinho

A Multa vai até  R$ 3mil reais para as pessoas que praticam abusos e maus tratos contra os animais. Denúncia de segunda a sexta-feira: 99191-8704, 99975-4414, 99292-6885, 99385-0528 e  99187-1118.

Consultório itinerante: consultas, exames, vacinações e cirurgias de castração de cães e gatos. 30 dias de permanência em cada local. Cinco veterinários se revezam no atendimento.

As tartarugas-marinhas na orla, contam com o apoio de um quadriculo, que fiscaliza áreas de ninhos.

Importante!

Serviços do Bem Estar Animal – Cadastro Prévio – Secretaria Executiva de Meio Ambiente – Telefone (81) 3462-524.  Segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Em breve será divulgado um novo calendário  (81) 3343-5215.

Sinceramente não odiei… Até achei interessante ‘O Programa Bem Estar Animal’. Mas está muito aquém da nossa realidade e da nossa necessidade. São medidas medíocres e limitadas. Pedimos ao nosso prefeito, Anderson Ferreira, que fiscalize os funcionários da prefeitura, exigindo resultados reais e, que ele amplie a atuação do programas mencionados. A exigência do cadastro antecipado por telefone, impede o acesso para muitas pessoas, tem que ter uma solução melhor para atender a todos com eficiência e qualidade. No papel a coisa está de certa forma encantadora… Mas nós queremos ver uma prática mais eficaz! A prefeitura afirma que não é burocratizado. Eu digo:  Também não é simplificado!

cao

A população está exposta a sérios problemas de saúde, como riscos do contágio de doenças fatais, como a raiva, transmitida por cães e gatos não vacinados. Foto: Sidha Moitinho

siSidha Moitinho é uma baiana que cresceu em Brasília, apaixonada por Pernambuco, mora em Jaboatão dos Guararapes há mais de 18 anos, cidade que ama e pela qual luta. É comunicadora social, bacharel em teologia, pastora, cineasta, coordenadora literária e escritora. Sidha ama escrever para crianças, atualmente vem promovendo seu conto infantil ‘Paulinho e o Vento’.

Contato: sidha.moitinho@gmail.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s