Jaboatão deixa de arrecadar metade do valor do IPTU por causa de inadimplência; mutirão renegocia dívidas

Ao todo, 43 mil dos 125 mil imóveis pagantes de IPTU estão devendo dinheiro para a administração pública. Ação é realizada em quatro pontos da cidade, até 31 de outubro

09/08/19 às 09:50 – Do G1 PE

iptu-jaboatao

Contribuintes podem renegociar dívidas do IPTU em Jaboatão, no Grande Recife — Foto: Reprodução/TV Globo

Em virtude de inadimplência, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, deixa de arrecadar metade do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) previsto. A cidade tem 125 mil imóveis que recebem cobrança do tributo, mas 43 mil estão em dívida com os cofres públicos. O cálculo é feito a partir da análise de área construído e de tamanho do terreno.

Por causa da falta de pagamento, a prefeitura realiza até o dia 31 de outubro um mutirão para incentivar o pagamento das dívidas. Segundo o secretário de planejamento e Fazenda de Jaboatão, César Barbosa, os descontos serão dados para os débitos contraídos até 2018.

“Ao final da campanha, pretendemos arrecadar um valor aproximado de R$ 3,2 milhões. Esse dinheiro vai direto para a conta única do município e o prefeito pode executar os quatro pilares da administração: infraestrutura, assistência social, saúde e educação”, afirma.

O representante comercial Sérgio Pedro Zabeu foi ao local negociar o pagamento do IPTU de um apartamento que tem no bairro de Piedade. Para ele, as facilidades oferecidas no mutirão são animadoras.

“Eu acho o mutirão uma oportunidade para as pessoas quitarem seus débitos de forma flexível. Vamos fazer em 16 vezes o parcelamento do débito e está ótimo para a prefeitura e para mim”, afirma.

O contribuinte pode ter desconto de até 90% no valor dos juros e da multa, se fizer o pagamento à vista. Se preferir parcelar, pode dividir em até 60 vezes e, nesse caso, o desconto varia entre 30% e 60%. Para negociar, não é preciso agendar atendimento.

Há quatro pontos de atendimento espalhados pela cidade: Jaboatão Centro, Cavaleiro, Curado e o posto localizado no mini shopping Market Place, localizado em Piedade. Além disso, é possível emitir boletos para pagamento do IPTU direto do site da prefeitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s